Juventude

CNBB oferece Manual de Retorno das Práticas Juvenis

Material é fruto de encontro e quer contribuir para novos desafios relacionados ao pós-pandemia

Da redação, com CNBB

CNBB oferece Manual de Retorno das Práticas Juvenis/ Foto: Daniel Mafra – Canção Nova

A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou um manual de retorno das práticas juvenis. O material, fruto do encontro realizado no início desta semana, quer contribuir para novos desafios relacionados ao pós-pandemia.

Com o título “Novos Horizontes – Manual de Retorno das Práticas Juvenis”, o material considera que Setores Juvenis, grupos de jovens e tantas outras iniciativas no âmbito da Igreja sofreram com a impossibilidade dos encontros presenciais e tantas outras descobriram novas formas de atuação pela internet.

A comissão preparou o material a partir do relato de setores diocesanos do país que diziam das dificuldades de articulação e de retomar com novo fôlego suas atividades, visto que muitos jovens se afastaram durante a pandemia.

“Ouvindo os regionais e os grupos, percebemos a dificuldade deles e aprendemos com eles sobre tudo o que estão vivenciando e as experiências. O objetivo desse material é oferecer uma ajuda, algumas provocações para reflexões dos grupos e assessores para que possam recomeçar com todo ânimo nesse pós-pandemia”, conta a assessora da comissão, Ir. Valéria Andrade Leal.

A partir de documentos como a exortação pós-sinodal Christus Vivit e a Doutrina Social da Igreja – o DoCat -, além de mensagens diversas do Papa Francisco, o manual é um convite aos jovens para continuarem a ser protagonistas da Pastoral Juvenil. São textos de reflexão e sugestões de ações concretas para que os jovens reavivem a participação na vida comunitária, orante e familiar.

O download pode ser feito no site da CNBB.

Com criatividade, amor e a alegria do anúncio da Boa Nova, os jovens são chamados a ajudar a escrever a história não para o “retorno ao normal”, mas na construção de uma sociedade que – após o sofrimento de uma pandemia tão devastadora – seja mais humana e fraterna a partir do testemunho cristão.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo