Orientações

CNBB incentiva jovens a entrarem em sintonia com o Sínodo 2018

Comissão da CNBB para a Juventude oferece orientações para que juventude acompanhe a assembleia que começa em outubro

Da redação, com CNBB

Nas próximas semanas, tem início a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em Roma. Aqui no Brasil, os jovens poderão acompanhar as atividades e rezar na intenção desta reunião que deverá dar indicações para a evangelização da juventude em toda a Igreja.

A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ofereceu uma série de orientações para os jovens estarem em sintonia e uma proposta de momento oracional para que os grupos juvenis rezem pelo Sínodo.

Leia também
.: Bispos do Brasil nomeados para Sínodo dos Jovens comentam expectativas
.: Sínodo dos Jovens: Vaticano apresenta documento de trabalho
.: Dom Sérgio da Rocha fala sobre nomeação como Relator Geral do Sínodo dos Jovens

O bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão para a Juventude da CNBB, Dom Vilsom Basso, recordou que a comissão ofereceu atividades e promoveu ações para estimular a participação dos jovens do Brasil na preparação para o sínodo dos Bispos, cujo tema é “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Através do questionário, da visita da comissão aos regionais e em vários encontros nacionais das diferentes expressões foi possível partilhar deste caminho preparatório.

A partir de novembro, segundo o bispo, a expectativa será pela chegada do documento do Papa com orientações para toda a Igreja. “Queremos, através de todas essas ações, ter uma ação pré-sínodo, durante o sínodo e no pós-sínodo, preparando as juventudes, criando a expectativa para tudo que vai ser anunciado pelo Papa como fruto do sínodo ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’”, afirmou.

Leia também
.: Carta do Papa aos jovens por ocasião do Sínodo – 13/01/17

Orientações da CNBB para acompanhar o Sínodo 2018

A CNBB orienta que os jovens acompanhem a missa de abertura do Sínodo que será transmitida no dia 3 de outubro, compareçam às celebrações regionais que serão feitas nos grupos e comunidades, e leiam artigos e materiais que ajudarão na reflexão, debate e expectativas para a reunião dos bispos.

A leitura do artigo “É tempo de ver, ouvir e sair”, de Dom Vilsom é uma sugestão da CNBB, juntamente de textos de autoria do Padre Toninho e Lucas. A Conferência também pediu a atenção da juventude para os boletins diários sobre o Sínodo que acompanharão as atividades da assembleia sinodal.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo