Consep

CNBB divulga nota sobre beatificação de Dom Luciano Mendes

O processo para reconhecer como beato o ex-arcebispo de Mariana (MG) teve início na quarta-feira, 27

Da redação, com CNBB

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nesta sexta-feira, 29, em entrevista coletiva à imprensa, nota por ocasião do início do processo de beatificação de dom Luciano Mendes de Almeida. O processo para reconhecer como beato o ex-arcebispo de Mariana (MG) teve início na quarta-feira, 27, durante Missa solene na Catedral Metropolitana de Mariana. A data recordou o falecimento de dom Luciano, em decorrência de falência múltipla de órgãos, em 2006.

No texto, a CNBB destaca a trajetória de dom Luciano, que foi secretário geral e presidente da Conferência dos Bispos, “deixando marcas de seu dinamismo, inteligência privilegiada, dedicação incansável e testemunho de amor à Igreja”.

Leia a íntegra da nota:

Brasília-DF, 29 de agosto de 2014

Nota da CNBB por ocasião do início do processo de beatificação de Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB acolhe, com alegria, o início do processo de beatificação de Dom Luciano Mendes de Almeida, acontecido em Mariana/MG, aos 27 de agosto de 2014.

Nascido no Rio de Janeiro, em 1930, Dom Luciano foi arcebispo de Mariana por dezoito anos. Faleceu em 2006, aos 75 anos.

Considerado servo de Deus pela Igreja, Dom Luciano foi secretário geral e presidente da CNBB em dois períodos, deixando marcas de seu dinamismo, inteligência privilegiada, dedicação incansável e testemunho de amor à Igreja. Para ele, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB é “fruto de um grande amor”. Afirmava que “gostaria que a gente falasse da CNBB não só com respeito, mas com “paixão”, porque é uma realização que vem de Deus”.

Dom Luciano também testemunhou a Fé em sua atuação internacional. Foi vice-presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) e membro da Pontifícia Comissão Justiça e Paz.

Com Dom Geraldo Lyrio Rocha, com a Arquidiocese de Mariana e todas as pessoas que testemunharam as virtudes de Dom Luciano, rogamos ao Pai, por intercessão de Nossa Senhora da Assunção e de São José, que ele seja elevado à honra dos altares.

Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB

Dom José Belisário da Silva
Arcebispo de São Luís
Vice-presidente da CNBB

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo