Caso Dorothy

CNBB divulga nota sobre absolvição de fazendeiro envolvido

A CNBB divulgou hoje, 8, uma nota diante da absolvição do fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura. "Bida", como é conhecido, foi acusado de ser o mandante do assassinato da missionária norte-americana Dorothy Stang, em fevereiro de 2005, no estado do Pará.

Segue íntegra da nota

"A CNBB manifesta indignação ética pelo resultado do Tribunal do Júri, em Belém, absolvendo, pela maioria dos votos dos jurados, o acusado de mandante do assassinato da Irmã Dorothy Stang.

O fato aumenta a preocupação da CNBB com a vida de todos os ameaçados/as de morte no Pará, entre os quais estão nossos três Bispos: Dom José Luiz Azcona, Dom Erwin Kräutler e Dom Flávio Giovenale.

Estamos informados que o Ministério Público do Pará apelou da sentença, mostrando que o resultado do veredicto é incompatível com as provas dos autos.

Solidarizamo-nos com a Congregação Notre Dame de Namur, com os familiares da Irmã, com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) que criou o Comitê Dorothy, com a Prelazia do Xingu; e esperamos que este resultado não intimide a luta em favor da verdade e da justiça.

Pedimos a luz do Espírito Santo, nesta semana de preparação da festa de Pentecostes, para que as autoridades do Tribunal de Justiça do Pará recuperem a justiça, erradicando a impunidade que estimula a violência.

Expressamos todo nosso estímulo ao trabalho das comunidades de Anapu/PA, que continuam a missão da Irmã Dorothy, denunciando os crimes agrários e ambientais, e anunciando a esperança que não engana".

"Felizes os que promovem a Paz. Felizes os que são perseguidos por causa da Justiça", nos diz Jesus Cristo.

Brasília-DF, 08 de maio de 2008

.: CPT quer anulação da sentença que absolveu fazendeiro

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo