O Documento 55 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que contém as diretrizes para a formação de padres, foi revisado pela equipe de redação da CNBB que se reuniu nesta semana em Brasília, com o objetivo de definir e reestruturar o texto.
"Procuramos, no novo texto, acentuar a formação permanente e recolher as contribuições do Documento de Aparecida e das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil", esclarece o Bispo da prelazia de São Felix do Araguaia (MT), Dom Leonardo Ulrich Steiner, coordenador da equipe de redação.
"Do Documento de Aparecida ressaltamos o seguimento de Jesus, lembrando as dimensões do encontro pessoal com Jesus Cristo, a conversão, o discipulado, a missionariedade e a comunhão", acrescenta.
A equipe coordenada por Dom Leonardo compõe a Comissão encarregada de apresentar o tema central da próxima assembléia dos bispos, "A formação presbiteral: diretrizes e desafios". Em janeiro, dias 19, 20 e 21, a versão final da revisão será apresentada à Comissão do tema central que se reúne em Brasília. Esta Comissão, nomeada pelo Conselho Permanente, é composta de 13 membros e tem a presidência do arcebispo de Teresina (PI), Dom Sérgio da Rocha.
Segundo o assessor da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, padre Reginaldo Lima, aprovado por esta Comissão, o texto será encaminhado aos bispos que apresentarão suas observações e emendas na Assembléia, que acontecerá de 22 de abril a 1º de maio, em Itaici, município de Indaiatuba.
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com