Reconhecimento

CNBB agradece Dom Giovanni pela missão como Núncio no Brasil

Arcebispo italiano, até então Núncio no Brasil, foi nomeado nesta segunda-feira, 1º, Núncio Apostólico da Rússia; Presidente da CNBB gravou um vídeo agradecendo o prelado pelo tempo dedicado ao Brasil

Da redação, com CNBB

Dom Giovanni d’Aniello/ Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

Após o anúncio da nomeação de Dom Giovanni d’Aniello, até então Núncio no Brasil, como novo Núncio Apostólico da Rússia, o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, gravou um vídeo agradecendo o prelado pelo serviço e tempo dedicado ao Brasil.  “O Papa Francisco o chama para ser servidor na nunciatura apostólica da Rússia, bem distante. Queremos, de modo especial, dizer a ele o nosso agradecimento e reconhecimento por sua dedicação e trabalho fiel nestes anos aqui na Igreja no Brasil”, disse Dom Walmor.

Dom Walmor, arcebispo de BH / Foto: Canção Nova

O presidente da CNBB prosseguiu: “Receba Dom Giovanni d’Aniello nosso agradecimento, a certeza de nossa amizade e a alegria do acompanhamento nesta nova missão. Nós somos todos servidores da Igreja, por isso onde Deus nos chama e ‘nos planta’, somos chamados a florescer e dar frutos, frutos que permaneçam. Deus abençoe e recompense Dom Giovanni d’Aniello. Que, em sua nova missão, o senhor receba todas as bênçãos e graças de Deus. A você, o nosso abraço e gratidão!”.

 

 Dom Giovanni d’Aniello substituirá Dom Celestino Migliore, que foi transferido para Paris. O arcebispo italiano é o representante diplomático da Santa Sé e do Papa no Brasil desde 10 de fevereiro de 2012. Antes de vir ao Brasil, Dom Giovanni exerceu a nunciatura na Tailândia e no Camboja e foi delegado apostólico em Myanmar.

Dom Giovanni tem 65 anos, nasceu em Aversa (Itália), foi ordenado sacerdote em dezembro de 1978. É doutor em Direito Canônico. Ingressou no Serviço Diplomático da Santa Sé em 1983, tendo desempenhado a sua atividade junto às Representações Pontifícias do Burundi, Tailândia, Líbano, Brasil e Seção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado, no Vaticano. Foi nomeado Núncio Apostólico na República Democrática do Congo, em 2001, e, em 2010, foi transferido para a Tailândia e Camboja.

O Núncio Apostólico é o representante da Santa Sé e tem status de Embaixador. O Brasil foi o primeiro país fora da Europa a receber um representante papal. Veja o vídeo de agradecimento do Dom Walmor:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo