Nomeações

Vaticano anuncia novos bispos para Goiás e Rio de Janeiro

Padre Jeová Elias Ferreira foi nomeado para diocese de Goiás; já no Rio, cônego Célio da Silveira auxiliará Dom Orani Tempesta

Da Redação, com CNBB

Novidades no episcopado brasileiro: nesta quarta-feira, 27, o Papa Francisco acolheu a renúncia apresentada pelo bispo de Goiás (GO), Dom Eugênio Rixen, e nomeou como novo bispo padre Jeová Elias Ferreira. No Rio de Janeiro, o Santo Padre nomeou o cônego Célio da Silveira Calixto Filho como novo bispo auxiliar da arquidiocese, atendendo ao pedido do arcebispo, Dom Orani Tempesta, por necessidades pastorais.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou agradecimento a Dom Eugênio Rixen por sua trajetória episcopal, em especial pelos 50 anos dedicados à sua ação pastoral e missionária ao Brasil, a maior parte do tempo como bispo da diocese de Goiás (GO). Com a renúncia, ele se torna bispo emérito.

Dom Eugênio também contribui na dimensão catequética, chegando a presidir a Comissão de Animação Bíblico-Catequética da conferência. “Desejamos que este tempo de emeritude seja um tempo de renascer diante da Igreja à qual continua sendo chamado a sempre servir com sua experiência e sabedoria”, informa a mensagem assinada pela presidência da entidade.

A CNBB também enviou saudação aos novos bispos, manifestando alegria pelas nomeações.

Padre Jeová Elias

Padre Jeová Elias / Foto: CNBB

Padre Jeová Elias Ferreira nasceu em 24 de agosto de 1961, em Sobral (CE). Estudou Filosofia no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Brasília, de 1985 a 1987, sendo licenciado pela Universidade Estadual do Ceará em 2000. Estudou Teologia no mesmo seminário, tornando-se bacharel, com reconhecimento pela Universidade Pontifícia Bolivariana, Medellín, em 2017.

Foi ordenado padre, em 30 de novembro de 1991, na catedral metropolitana de Brasília (DF). Na arquidiocese de Brasília, exerceu a função de pároco nas seguintes paróquias: Santíssima Trindade, Ceilândia; Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Sobradinho e Nossa Senhora de Nazaré em Planaltina.

Padre Jeová também foi professor de Doutrina Social da Igreja no Seminário Nossa Senhora de Fátima, da arquidiocese de Brasília de 2004 a 2005. Também foi membro do Colégio de Consultores, do Conselho Econômico, vigário episcopal do Vicariato Norte. Atualmente, exerce a função de vigário-geral na arquidiocese de Brasília (DF).

Padre Célio da Silveira

Cônego Célio / Foto: CNBB

Padre Célio da Silveira Calixto Filho nasceu, em 8 de maio de 1973, em Passos (MG). Formou-se Engenheiro Mecânico na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1996, mesmo ano que iniciou o curso de Filosofia na Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II. Padre Célio cursou Teologia no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, entre 1998 e 2001, obtendo a ordenação presbiteral em 28 de setembro de 2002.

De novembro de 2005 a dezembro de 2006, fez uma experiência como monge trapista na Abadia Nossa Senhora do Novo Mundo, em Campo do Tenente (PR). Retornando à arquidiocese do Rio de Janeiro, em janeiro de 2007, foi provisionado vigário paroquial para a paróquia de São Brás, no bairro Campo Grande. Em maio do mesmo ano, foi transferido para a paróquia de São Sebastião, em Bento Ribeiro, como pároco.

De fevereiro de 2008 até setembro de 2012, foi diretor espiritual do Seminário Arquidiocesano de São José, transferindo-se em seguida para a paróquia dos Santos Anjos, no Leblon, onde permaneceu como pároco até maio de 2017.

Desde 5 de junho de 2017, é pároco da paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Tomás Coelho. Padre Célio também é cônego efetivo e secretário do Cabido da Catedral do arcebispado de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Padre Célio Filho obteve o grau de Mestre em Teologia Sistemático-Pastoral na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em 2014, com a dissertação “O memorial: continuação da obra redentora de Jesus Cristo”.

Dom Eugênio Rixen

Dom Eugênio / Foto: CNBB

Dom Eugênio nasceu em Kelmis na Bélgica em 1944. Sua ordenação presbiteral foi em 1970. Depois disso, ele veio ao Brasil como missionário “Fidei Donum”. Foi eleito bispo auxiliar de Assis em 30 de novembro 1995, foi consagrado em 25 de fevereiro 1996. Foi nomeado bispo de Goiás, uma das mais antigas de todo o Brasil, em 2 de dezembro 1998. Seu lema episcopal é: “Maranatha, vem Senhor”.

Por dois mandatos, de 2003 a maio de 2011, foi presidente da Comissão Episcopal de Animação Bíblico-Catequética da CNBB. Atualmente, é bispo referencial da Pastoral da AIDS.

Dom Eugênio é o quarto bispo da diocese da diocese de Goiás (GO), criada pela bula “Quo gaudio” (Com Alegria) do Papa Pio XII, em 26 de março de 1956.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo