Cesar Cielo ganhou os 50 metros nado livre com recorde pan-americano nesta quinta-feira, 20, e conquistou sua terceira medalha de ouro em Guadalajara. O também brasileiro Bruno Fratus ficou em segundo lugar na prova.
Atual campeão olímpico e mundial da distância, Cielo terminou a prova em 21s58, tempo melhor do que ele havia estabelecido como recorde nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007: 21s84.
"Achei que ia nadar um pouco mais rápido, pesou um pouco no final e isso interferiu no tempo. Mas foi bom", disse o sempre exigente nadador à TV ao sair da piscina. Ele é o recordista mundial da prova, com 20s91.
Esta foi a terceira medalha de ouro de Cielo no México: ele venceu os 100 metros livre e participou da equipe brasileira que ganhou o revezamento 4x100m livre.
No Mundial de Xangai, em julho, Cielo, principal atleta brasileira em Guadalajara, venceu os 50m com o tempo de 21s52 — melhor marca do mundo no ano.
Cielo teve a companhia de Fratus no pódio. Com o tempo de 22s05, ele comemorou a medalha de prata. O cubano Hanser Garcia (22s15) ficou com o bronze.
"Queria ter nadado (na casa) dos 21 (segundos), mas valeu a dobradinha", comentou o atleta de 22 anos, que terminou o Mundial de Xangai na 5a colocação nos 50m.