Agricultura

Chuvas ameaçam grande safra de trigo no Brasil

Chuvas acima da média histórica nos últimos meses no Paraná, que colhe mais da metade do trigo do Brasil, devem deixar o Estado bem mais distante de um recorde de produção previamente estimado, avaliaram nesta segunda-feira agrônomos e pesquisadores da Embrapa.

A elevada umidade causou um severo ataque de doenças fúngicas como a brusone e a giberela, que afetam a formação da espiga e o enchimento do grão, com produtores tendo dificuldades para entrar com máquinas nas encharcadas lavouras e realizar a aplicação de fungicidas.

Não bastasse isso, considerando que a colheita já começou no Paraná, a qualidade do trigo fica ameaçada pela alta umidade, que pode provocar a germinação do grão na planta, inviabilizando a utilização do produto para a fabricação de farinha.

"Já foi perdido. Existem lavouras com 80 por cento de prejuízo. Não são todas, claro. Mas o prejuízo é grande", declarou o pesquisador Manoel Bassoi, da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Uma grande produção no Paraná é importante para o Brasil, que costuma importar cerca de metade de suas necessidades de aproximadamente 10 milhões de toneladas –contando com uma produção maior, o Ministério da Agricultura prevê que o país importe 5,35 milhões de toneladas em 2009/10, o menor volume desde 2004/05.

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo