Nova estação

Chegada do verão deve ser marcada por altas temperaturas

Climatologista explica que o verão deste ano será mais intenso e com temperaturas altas

Thiago Coutinho
Da redação

Altas temperaturas devem marcar o verão 2019 / Foto: Batuhan toker by Getty Images

Com a aproximação das festas de Natal e Ano Novo, chega também a época do ano em que os brasileiros se lembram do clima tropical sob o qual vivemos: o verão, que começa nesta sexta-feira, 21. As previsões para este ano são de calor intenso, com temperaturas acima da média.

Segundo Alice Macedo, do Grupo de Previsão Climática do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC-Inpe), o país todo, durante este verão, passará por temperaturas acima da média climatológica. “A última previsão que fizemos contemplou os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, que fazem parte dos meses de verão, e a previsão climática indicou temperaturas acima da média climatológica para todo o país”, afirma a especialista. Na região Sudeste, por exemplo, a temperatura média varia de 33ºC a 34ºC.

Leia mais
.: Especialista alerta sobre cuidados com a hidratação no verão

O fenômeno El Niño ― que atua em escala global e aquece as águas na superfície do Oceano Pacífico ― será o responsável por estas altas temperaturas. “Embora ele atue numa intensidade de moderada a fraca, ele atuará sim na elevação da temperatura do país e justificamos este aumento na média climatológica devido a ele”, explica Alice.

Os efeitos do El Niño não vão demorar a aparecer. “E devem perdurar até a metade do ano”, detalha a climatologista.

As chuvas, por se tratar de um período mais úmido, serão mais intensas também, rápidas, porém não mais volumosas. “Devido à condição de temperaturas mais elevadas, há chances de pancadas de chuva mais fortes ao final da tarde, de chuvas mais intensas sobretudo na região Sudeste. O volume não necessariamente será maior”, diz Alice.

O verão tem início nesta sexta-feira, 21, às 19h23.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo