Brasil

Chega ao Ceará veleiro pelos 400 anos do Padre Antonio Vieira

O cruzeiro histórico que partiu de Portugal, em março passado, no âmbito das comemorações do IV Centenário de nascimento do Padre Antônio Vieira, está em Camocim, no litoral cearense, onde permanece até o fim desta semana.

Os participantes do cruzeiro que está sendo realizado pelo veleiro "Cruzeiro histórico identidade e cidadania" estão percorrendo os locais onde o jesuíta cumpriu sua missão e, no Ceará, vão visitar também a Serra da Ibiapaba.

O objetivo da expedição é resgatar toda a história de Padre Antonio Vieira, escritor e orador, nascido em 1608, em Lisboa, e falecido aos 89 anos, na Bahia.

A tripulação do veleiro recolhe informações, fotos e faz imagens dos locais onde Pe. Antônio Vieira viveu. O material servirá para o livro "Roteiro de uma vida", e para um documentário, que serão produzidos em Portugal.

Antes do Ceará, o veleiro percorreu a costa da África, parando em Cabo Verde, e seguindo depois para Salvador, onde Pe. Antônio Vieira viveu sua juventude. Depois, a expedição seguiu para Recife. Após a missão na Serra da Ibiapaba, os navegadores, apoiados pela Universidade portuguesa de Aveiro, seguem para São Luís, no Maranhão. A última etapa, no Brasil, será Tocantins.

Pe. Antônio Vieira foi um dos mais influentes personagens do século XVII. O missionário jesuíta defendeu incansavelmente os direitos dos povos indígenas, combatendo sua exploração e escravização. Eles o chamavam "Paiaçu" (Grande Pai, na língua tupi).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo