Em Brasília

Centro de acolhida para imigrantes será montado com apoio da CNBB

Em Brasília, o centro irá acolher  migrantes e refugiados venezuelanos que chegarão à cidade já com empregos garantidos

Da Redação, com CNBB

Uma parceria entre a Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), a AVSI Brasil e o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) vai garantir a instalação de um centro de acolhida para migrantes e refugiados venezuelanos em Brasília, Distrito Federal, que chegarão à cidade já com empregos garantidos.

Centro irá acolher venezuelanos que chegam ao país com emprego garantido /Foto : Marcelo Camargo/Divulgação

A ação está prevista no Acolhidos por meio do Trabalho, projeto que facilita a interiorização de venezuelanos que estão nos centros de acolhimento em Roraima para cidades brasileiras, onde há oportunidades de trabalho junto a empresas privadas.

Leia também:
.:Em carta, Papa recorda vocação franciscana de Santo Antônio
.: Não ao racismo e à violência, frisa Papa sobre protestos nos EUA

O centro de acolhimento ficará sediado em imóvel cedido pela CNBB ao projeto e será gerenciado pelo IMDH, servindo como uma residência temporária para núcleos familiares e indivíduos em sistema rotativo de acolhida, de grupos de até quinze famílias, interiorizadas pelo trabalho, que se revezarão no período não superior de três meses, integrando-se o desenvolvimento de atividades multidisciplinares.

De acordo com o vice-presidente da CNBB, Dom Mário Antônio da Silva, a realidade da migração entre Venezuela e Brasil continua, por isso é importante cada um fazer a sua parte para acolher essas pessoas. “A falta de emprego, a fome, a insegurança, as enfermidades são para os migrantes um teste de sobrevivência. Porém, os venezuelanos mantêm a esperança de uma nova vida no Brasil; de terem um lugar digno para morar; de conseguirem um trabalho e se integrarem em nossa sociedade”, disse.

O espaço passará por melhorias e está previsto para ser inaugurado no segundo semestre de 2020.

O projeto

O Acolhidos por meio do Trabalho é um projeto implementado pela AVSI Brasil e Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), com o envolvimento da Fundação AVSI e AVSI-USA e financiado pelo Departamento de População, Refugiados e Migração (PRM) do Governo dos Estados Unidos.

Entre as principais ações, o Acolhidos por meio do trabalho prevê a colocação no mercado de trabalho e interiorização de venezuelanos adultos com suas famílias, além da colocação no mercado de trabalho de brasileiros em situação de vulnerabilidade social; e cursos preparatórios vinculados ao mercado de trabalho e de língua portuguesa e formação em direitos e deveres laborais, entre outros aspectos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo