Renovação Pastoral

Celebração marca abertura do Sínodo Arquidiocesano de São Paulo

Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, pediu maior ardor missionário para a renovação pastoral da Arquidiocese

Da redação, com Arquidiocese de São Paulo

Durante a celebração de abertura, houve a entrega dos símbolos que marcarão esta primeira etapa do sínodo /Foto: Arquidiocese de São Paulo

O sínodo arquidiocesano de São Paulo começou na tarde deste sábado, 24, com a celebração de abertura presidida pelo Cardeal Odilo Scherer. O evento realizado no Centro de Eventos São Luís, na capital paulista, reuniu representantes de paróquias da Arquidiocese.

“Deus nos concede esta graça especial e, ao mesmo tempo, confia uma imensa tarefa à nossa generosa colaboração. O sínodo é uma importante ação eclesial, que vamos fazer juntos, como participantes de um grande ‘mutirão’ eclesial, com o objetivo de buscar o maior bem para a vida e a missão de nossa Igreja em São Paulo”, afirmou o Cardeal Scherer durante a reflexão de abertura do sínodo.

Sobre a Igreja em São Paulo, Dom Odilo fez um panorama. O esvaziamento da prática dominical e da procura dos Sacramentos (batismo, crisma, casamento, confissão, unção dos enfermos), a quase ausência de crianças e jovens nas comunidades, a pouca expressão da catequese, a burocratização de paróquias e ações pastorais, o excesso de estrutura, a dispersão das energias pastorais, a fraca incidência dos católicos na vida social, política e cultural, o desânimo de pastores e fiéis e as críticas amargas foram apontadas pelo cardeal como situações que geram preocupações.

Leia também
.: Aniversário de São Paulo: “Testemunhar Deus na cidade”, pede Dom Odilo

Diante das realidades enfrentadas em São Paulo, Dom Odilo questionou os fiéis acerca dos acontecimentos, das lacunas na evangelização e dos riscos acerca do esvaziamento das comunidades, e suscitou a necessidade da conversão missionária e do convite do Papa Francisco a uma Igreja em saída. “Pelo sínodo, a Arquidiocese inteira é convocada a uma nova tomada de consciência de sua natureza, missão e ação”, recordou o arcebispo.

“Precisamos renovar nossa fé, esperança e caridade e pedimos com fervor que também nossos corações e os de nossos irmãos desanimados se aqueçam novamente e se encham de fervor e de ardor missionário, para a renovação pastoral e missionária tão necessária nos nossos tempos! No caminho do sínodo vamos perceber que Ele, Jesus, não abandonou sua Igreja, mas caminha com ela, renova-a através da constante ação do Espírito Santo, na alegria de crer e de proclamar a Boa Nova do Evangelho à Cidade mediante o testemunho da vida cristã e eclesial”, sublinhou Dom Odilo.

O cardeal pediu aos leigos e religiosos da Arquidiocese uma renovação da fé, esperança e caridade para um maior ardor missionário de renovação pastoral dentro da Arquidiocese. “Que Nossa Senhora da Assunção, o apóstolo São Paulo, patrono de nossa Arquidiocese, os Santos e Bem-aventurados que viveram nesta Cidade e aqui deram o testemunho de Jesus Cristo antes de nós; que os Santos Padroeiros de nossas Comunidades intercedam por nós e sejam nossos companheiros no caminho do sínodo”, concluiu.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo