O corpo do cardeal Dom Aloísio Lorscheider foi enterrado nesta tarde no cemitério do convento franciscano Daltro filho, no interior do Rio Grande do Sul. O arcebispo emérito de Aparecida, morreu no último domingo, aos 83 anos, por falência múltipla dos órgãos.
Dom Aloísio Lorscheider estava internado desde o dia 28 de novembro. No último dia 11, o estado de saúde do cardeal piorou e ele foi levado para a UTI onde permaneceu em coma até o dia de sua morte.
Biografia
Dom Aloísio Lorscheider, nasceu em Linha Geraldo, município de estrela, no Estado do Rio Grande do Sul, em 08 de outubro de 1924. foi ordenado sacerdote com 24 anos no dia 22 de agosto de 1948. Com 38 anos de idade, foi nomeado bispo de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, pelo Papa João XXIII. Foi membro da Comissão Teológica da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, e depois secretário da mesma conferência de 1968 a 1971 e presidente da CNBB 1971 a 1978.
.: Santuário de Aparecida se une em oração pela alma do cardeal
.: Papa lembra dedicação de Dom Aloísio à Igreja
.: Mais notícias sobre Dom Aloísio
.: Áudio: Dom Odilo Scherer fala sobre Dom Aloísio
Em 1973 foi o quarto arcebispo da história de Fortaleza. Nesta Arquidiocese, dedicou particular atenção ao clero, trabalhando a comunhão eclesial e um singular impulso apostólico. Foi eleito vice- presidente do Celam e presidiu em 1979 o encontro dos bispos da América Latina em Puebla-México.
Recebeu o cardinalato no consistório de 24 de maio de 1976, presidido pelo Papa Paulo VI e participou de dois conclaves que elegeram os papas João Paulo I e João Paulo II. No ano de 1995, foi transferido para a Arquidiocese de Aparecida onde permaneceu até a sua renúncia em 2004.
Como arcebispo emérito, o cardeal voltou para o Rio Grande do Sul incorporando-se na arquidiocese de Porto Alegre.
Antes de morrer, e por causa dos votos de simplicidade e de pobreza, o cardeal pediu para que seu corpo fosse enterrado no convento franciscano.