O Papa Bento XVI enviou nesta segunda-feira, 24, uma mensagem à Dom Damasceno, de pesar pelo falecimento de Dom Aloísio Lorscheider.
Segundo Dom Damasceno, "o cardeal secretário de estado, enviou um fax, em sinal de comunhão da Santa Sé com a Igreja de Aparecida, neste momento de pesar pelo falecimento de nosso querido cardeal arcebispo Dom Aloísio".
No Santuário Nacional de Aparecida, onde o arcebispo esteve a frente da arquidiocese por 9 anos, todas as missas celebradas nas paróquias até sexta-feira, serão em homenagem ao Cardeal.
Dom Damasceno falou sobre a importância de Dom Aloísio, durante os anos em que esteve a frente da arquidiocese: "Ele marcou sua presença aqui na arquidiocese atendendo muito convites para retiros, para cursos, para conferências, não só em Aparecida, mas também em outras cidades".
Neste domingo, a presidência da República divulgou uma nota oficial destacando a luta do cardeal pelos direitos humanos. Também o Papa Bento XVI enviou ontem dois telegramas, um para Dom Dadeus Grings, Arcebispo de Porto Alegre, e outro para o Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, da qual pertencia Dom Aloísio.
Neste sábado, 29, Dom Damasceno irá presidir duas missas de sétimo dia pela alma de Dom Aloísio. A primeira, será na Basílica Nacional de Aparecida, às 9h. O arcebispo convida todo clero, em geral, os fiéis, autoridades da região e os bispos da província.
A outra, acontecerá na Igreja Santo Antônio, Catedral de Guaratinguetá (SP), às 19h.