Profissionais criativos são os mais desejados pelo mercado de trabalho
André Prado*
Muitos profissionais ao redor do globo estão preocupados com os avanços da tecnologia e com a desmobilização de mão de obra que este progresso irreversível poderá causar. Os investimentos significativos em inteligência artificial, robótica e automação, gerarão impactos consideráveis nas próximas décadas.
Este fato obviamente gera muita preocupação para a classe trabalhadora e futuros profissionais. A tecnologia criará algumas oportunidades, mas é incontestável que algumas profissões e atividades deixarão de existir.
Em cada mudança das Eras Econômicas houve certo receio da população sobre o que aconteceria. Porém, a época contemporânea preocupa ainda mais, pois o nível de desemprego em alguns países não pode ser ignorado e a população mundial tem aumentado.
A indústria 4.0, educação 5.0, computação quântica e outras tendências tecnológicas já começaram a mudar o panorama global. Nos países desenvolvidos este processo está acontecendo de forma mais acelerada, porém com o tempo as tecnologias serão mais abrangentes no entorno do planeta.
A evolução permitirá ofertar em escala tecnologias com a expansão da Internet das coisas, desenvolvimento de veículos autônomos, nanotecnologias, modelos inovadores de negócios, produtos e serviços. Alguns podem pensar que praticamente tudo já foi criado, entretanto muitas novidades surgirão.
Com tanto desenvolvimento em ciência e tecnologia, a probabilidade é de que não existam empregos suficientes para absorver toda mão de obra disponível, motivo pelo qual as empresas se tornarão cada vez mais seletivas nas contratações.
Leia mais
.: Todos os artigos sobre Empreendedorismo
Mudanças no cenário
A indústria criativa é uma denominação na qual o capital intelectual e a criatividade são pré-requisitos para que as inovações ocorram. Em suma, profissionais criativos serão os mais desejados pelo mercado de trabalho.
Existem muitas pessoas criativas em vários locais, mas é prudente enfatizar que existem aquelas cuja criatividade não é estimulada pelo fato de habitualmente seguirem modelos formatados. Neste quesito é muito importante que o futuro profissional receba uma formação na qual possa construir e realmente desenvolver a criatividade.
O surgimento da Internet foi sem dúvida algo muito bom para a humanidade. É claro que existem os benefícios e malefícios, mas em geral a Tecnologia da Informação tem gerado inquestionavelmente certas vantagens.
No entanto, cabe salientar que a Internet pode afetar o desenvolvimento da criatividade se não for utilizada de forma apropriada, pois existem pessoas que buscam informações apenas para “copiar e colar” conforme suas necessidades pessoais ou profissionais.
É preciso ter muita cautela com este fato, afinal nem tudo que se encontra no universo virtual pode ser o mais adequado para pessoas e organizações. Todavia, mentes preguiçosas por vezes insistem em adaptar modelos prontos ao invés de procurar desenvolver soluções criativas.
Neste sentido, o uso inapropriado da Internet pode representar algo limitante para alguns indivíduos tornando-os incapazes de enxergar fora da caixa. Até é possível criar algumas inovações a partir de algo que já exista. Entretanto, muitos ficam limitados a padrões já existentes.
Para ser um profissional criativo é preciso dedicação, determinação e procurar ir além do comum. Novidades têm surgido e novas invenções certamente ainda virão ao mundo. Neste contexto, os profissionais criativos serão valorizados por serem capazes de gerar inovações para as organizações.
Cabe lembrar aos que não encontrarem oportunidades no mercado de trabalho que existe a opção de empreender em um negócio próprio. De toda forma, para prosperar, a criatividade, esforço e o conhecimento em gestão são preponderantes para viabilização de qualquer empreendimento.
______________________
*André Prado é Mestre em Educação com Menção em Gestão pela Universidad Politécnica Salesiana Ecuador, pós-graduado em Engenharia da Qualidade e bacharel em Administração de Empresas. Desenvolve atividades na Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo, Faculdade Canção Nova e Centro Universitário Teresa D´Ávila. Para conhecer mais sobre gestão visite o site: www.andreprado.com.br