9 a 11 de novembro

Canção Nova recebe o acampamento "Novas Comunidades"

Encontro será realizado neste fim de semana e contará com a presença de diversas comunidades católicas

Thiago Coutinho
Da redação

Fiéis reunidos na edição de 2016 do Acampamento Novas Comunidades / Foto: Wesley Almeida (CN)

De 9 a 11 de novembro, a Canção Nova receberá o Acampamento “Novas Comunidades”. Realizado anualmente, o evento deve reunir 15 mil fiéis neste fim de semana na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP).

Este encontro contará com a presença da presidente da Renovação Carismática Católica (RCC), Kátia Roldi Zavaris, do fundador da Comunidade Obra de Maria, Gilberto Barbosa, do fundador da Comunidade Face de Cristo e representante do regional Brasil da Catholic Fraternity, Aluízio Nóbrega, da cofundadora da Comunidade Canção Nova, Luzia Santiago, e de seu vice-presidente, padre Wagner Ferreira.

Comunidades católicas como “Pequeno Rebanho”, do Rio de Janeiro (RJ); “Aliança de Misericórdia”, de São Paulo (SP); “Anuncia-me”, de Guaratinguetá (SP); “Corpo Místico de Cristo”, de Fortaleza (CE); e “Mensageiros da Boa Nova”, de Vitória (ES) também marcarão presença neste fim de semana de muita oração e troca de experiências.

“Este acampamento será muito especial, pois estamos num momento em que o Papa Francisco nos propõe uma renovação da Renovação”, explica Aluízio Nóbrega. “Ele quer que estejamos juntos numa corrente de graças. Estamos criando uma rede internacional e vamos falar sobre isto neste acampamento”, reitera.

“Esses encontros promovem a unidade e a vida fraterna”, diz Kátia Roldi Zavaris. “Estaremos unidos naquilo que temos em comum para que possamos formar um grande corpo e termos mais eficácia na evangelização das almas”, afirma.

Para Katia, a Renovação Carismática Católica é a responsável direta pelos surgimentos dessas novas comunidades. “A Renovação é a grande mãe, aquele grande coração que gerou esses filhos. Em sua grande maioria, as novas comunidades surgiram a partir de pessoas que fizeram a experiência do batismo no Espírito Santo em um grupo de oração ou em algo movido pela Renovação”, detalha.

Encontro de vários carismas

Este encontro será a oportunidade de reunir vários carismas num mesmo local. “Quando nos encontramos, celebramos e fortalecemos este chamado de Deus em nossas vidas a partir da experiência do batismo no Espírito Santo. Esta experiência é que nos leva a nosso encontro pessoal com Jesus Cristo. Este evento vai celebrar o derramamento da graça do Espírito Santo em nossas vidas”, explica Kátia.

Sal da terra e luz do mundo

Aluízio comentou ainda o tema deste acampamento, “Vós sois o sal da terra. Vós sois a luz do mundo” (Mt 5,13-14). “Foi em um momento de oração em nossa comunidade que sentimos que este ano precisávamos falar sobre este chamado. A isto se refere o sal da terra, aquilo que dá sabor, que mostra o caminho. Queremos mostrar como as novas comunidades vivem isso, elas são o sal da terra e a luz do mundo”, explica Nóbrega.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo