Solidariedade

Canção Nova cria Rede de Desenvolvimento Social e integra serviços

Leonardo Meira
Da redação

O trabalho social da Fundação João Paulo II – mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação – agora funciona através da Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova (CN).

A inauguração do Centro de Atendimento Comunitário (CAC) na manhã deste sábado, 22, no bairro das Palmeiras (Cachoeira Paulista – SP) foi o marco oficial de criação da Rede.

Acesse
.:
Veja fotos no Flickr

O CAC conta com 750 m² de área construída em um terreno de 1.574,44m² e capacidade para 850 pessoas, com prestação de atendimento a crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social. As atividades são voltadas às dimensões física, mental, espiritual, social, recreativa, cultural, educacional, esportiva, produtiva e assistencial, objetivando a promoção da inclusão social dos atendidos.

“É uma festa de prestação de serviço. A alegria de a Canção Nova estar de braços abertos, com mãos acolhedoras para que a comunidade possa usufruir de tudo aquilo que Deus nos deu a graça de oferecer”, ressalta a superintendente da Rede, Silvia Helena Gonzaga. Segundo ela, a área social também apresenta-se como possibilidade de alcançar pessoas que talvez ainda não tenham sido atingidas pela evangelização através dos meios de comunicação.

.: Ouça  

O diretor espiritual da Rede, padre Aloisio Aleixo de Sousa, complementa: “através desse Centro, a Canção Nova quer dar uma resposta de forma muito direta, contribuindo no processo de formação, sobretudo através da nossa espiritualidade. Buscamos concretizar aquilo que vivenciamos, um Deus vivo e vivido, comunicado através dos gestos e palavras, mas também através das obras”.

.:
Ouça  

“Jesus vai ao encontro das pessoas. O sentido disso tudo é, olhando para Nosso Senhor, também fazer aquilo que ele fez e, com isso, estreitar laços, estar mais perto e conhecer mais de perto as dificuldades, para desenvolver um trabalho melhor para a comunidade”, afirma o diretor espiritual do CAC, padre Sóstenes Vieira do Monte, explicando que a CN busca em Jesus a referência para todo o seu agir.

.: Ouça  

O jovem Darwin César Bueno Júnior, 17, participa há cinco anos do projeto Geração Nova (Progen), uma das unidades da Rede. A aproximação com a comunidade é indicada como um ponto positivo do CAC. “Os jovens Vão procurar mais, querer saber, se interessar. A gente muda por inteiro, pois tem a parte espiritual, cursos e formações”.

.: Ouça  

Inauguração

As crianças tiveram diversão garantida com piscina de bolinhas, cama elástica, jogos de ping-pong e pebolin, pintura artística no rosto, moldura com bexigas e cachorro-quenta. Para os adultos, médicos e fisioterapeutas deram orientações sobre saúde.

A madrinha da Rede e cofundadora da Comunidade Canção Nova, Luzia Santiago, bem como o administrador da FJPII, Wellington Silva Jardim, o “Eto”, estiveram presentes na inauguração.

“Nosso carisma é evangelizar. Estamos aqui com grande alegria, louvando a Deus. A Canção Nova anuncia Jesus como Salvador e Senhor de nossas vidas, derramado na caridade, construindo cidadania. É dizer que o Evangelho se transforma em caridade, porque a Boa Nova é para todos”, salientou Luzia.

.: Ouça  

“O monsenhor Jonas [Abib – fundador da Comunidade Canção Nova] sempre colocou na nossa formação que a grande força de nossa evangelização é a formação de homens novos para um mundo novo”, agregou Eto.

.: Ouça  

O deputado estadual Paulo Barbosa (PSDB), que apresentou emenda para a destinação de verbas para a construção, bem como os ex-governadores de São Paulo, José Serra e Geraldo Alckmin, também participaram do evento. Ambos salientaram a seriedade do trabalho social desenvolvido pela Fundação João Paulo II e que a parceria entre o Estado e instituições é benéfica para a sociedade.

“Esse tipo de parceria – Executivo, Legislativo, uma entidade social e a própria sociedade – é fundamental. É um centro exemplar e se encaixa como uma prioridade para o Brasil, na atenção à família”, disse Serra.

.: Ouça  

O CAC

O prédio do CAC é fruto de uma parceria entre o Social Canção Nova e a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) do Governo do Estado de São Paulo. O endereço é Rua Otávio Joaquim da Silva, 99 – bairro das Palmeiras.

Os cursos e oficinas oferecidos são: Escola de Informática; Oficinas de artesanato; geração de renda; Oficinas de arte–terapia; Centro de recondicionamento físico; Oficina de reciclagem de materiais; Recreação; Práticas esportivas; Terapias individuais e em grupos; Núcleo de saúde preventiva; Oficina de Empreendedorismo, geração de renda e economia doméstica; Oficina de expressão musical.

A Rede

A Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova é formada por cinco unidades que contemplam as áreas de Educação, Assistência Social e Saúde. Em 2009, foram mais de 45 mil pessoas atendidas pelos projetos.

Unidade 1 – Educação
Escola de Informática e Cidadania (EIC) Dom Bosco
A inclusão digital leva à reflexão de cada aluno como agente transformador na sociedade. O projeto atende cerca de 250 alunos todo ano, em todas as faixas etárias.

Mãos que Evangelizam
É responsável por interpretar missas, acampamentos de oração e programas de TV, além de promover cursos para comunicadores em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), formando mais de 150 pessoas anualmente.

Progen – Projeto geração nova
Oferece oficinas semi-profissionalizantes e profissionalizantes, formação psicossocial e religiosa, atendendo cerca de 270 adolescentes anualmente, oferecendo a oportunidade de entrar ou retornar ao mercado de trabalho.

Unidade 2 – Educação
Instituto Canção Nova
Crianças e adolescentes recebem educação de qualidade. Foram mais de 280 jovens formados no Ensino Médio, 670 no Ensino Fundamental e 100 crianças no Infantil – mais de mil estudantes por ano.

Unidade 3 – Assistência Social
Casa do Bom Samaritano
O objetivo é resgatar a cidadania e reintegrar migrantes e moradores de rua a suas famílias. Hoje, o projeto trabalha também com mulheres chefe de família que participam da Oficina de Empreendedorismo. A casa atende mais de seis mil pessoas por ano.

Unidade 4 – Saúde
Posto Médico Padre Pio
Soma mais de 36 mil pessoas atendidas em um ano e oferece serviços médicos, odontológicos, farmacêuticos e de prevenção e promoção à saúde, para os visitantes e moradores do município de Cachoeira Paulista (SP) e região.

Unidade 5 – Centro de Atendimento Comunitário (CAC)
Além dessas áreas existentes, a Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova conta agora com o Centro de Atendimento Comunitário (CAC) para atender crianças, adolescentes, adultos e idosos, no bairro das Palmeiras.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo