Necessidade constante

Campanha Sangue Fraterno: maristas se mobilizam na doação de sangue

Movimento surgiu entre os jovens Maristas que integram a Pastoral Juvenil Marista; 10 mil colaboradores atuam em cinco estados distintos nesta iniciativa

Thiago Coutinho
Da redação

Outdoor da campanha Sangue Fraterno / Foto: Daniel Castellano

A fim de incentivar a doação de sangue e o cadastro de medula óssea, a Província Marista Brasil Centro Sul promove a Campanha Sangue Fraterno nos meses de outubro e novembro. Busca-se atingir pessoas de mais de cinco estados brasileiros – Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Goiás e Distrito Federal – conscientizando sobre a importância das doações se manterem ativas durante todo o ano. 

A campanha é uma iniciativa que surgiu entre os jovens Maristas integrantes da Pastoral Juvenil Marista (PJM) e do Laicato Jovem, de maneira informal, há cerca de seis anos.

“Desde 2019, essa campanha vem sendo promovida de forma concentrada pela Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS). Os Maristas são chamados a se colocarem a serviço do próximo, por meio da doação de sangue e do registro no cadastro nacional de medula óssea e também mobilizando outras pessoas a doarem. E neste ano, como ato de fraternidade, queremos incentivar toda a população a doar e ser um doador frequente”, explica Elinéia Denis Avila, coordenadora de Marketing e Comunicação da Província Marista Brasil Centro Sul (PMBCS).

Sangue salva vidas

Segundo a diretora-geral do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemapar), Liana Labre de Souza, a pandemia reduziu os estoques de sangue. A demanda só aumenta com a chegada do próximo feriado prolongado. “O momento é de alerta, precisamos de doação. Nosso estoque de plaquetas e hemácias está muito baixo. A ajuda da população é fundamental, podendo desta forma salvar vidas”, afirma.

Estimativas do Hemapar apontam que uma única bolsa de sangue é capaz de salvar até três vidas. Por conta das restrições de proximidade, as doações de sangue são feitas por meio de agendamento. Os requisitos básicos exigidos para a doação são:
• Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade somente acompanhados pelo responsável legal);
• Pesar mais de 51 kg
• Estar descansado e alimentado (evite alimentos gordurosos 4 horas antes).

“A demanda por sangue sempre é alta, seja por doenças crônicas, para pessoas que precisam de transfusões frequentemente, ou por perdas de sangue em traumas e acidentes”, afirma o coordenador médico do Hospital Cajuru, José Fernando Rodriguez.

Além disso, Elinéia Denis explica que, entre os meses de outubro e novembro, há ações para prevenção do câncer de mama e o câncer de próstata. “Quem passa por tratamento contra essas doenças muitas vezes precisa de transfusão de sangue durante o tratamento”. Daí a importância da realização da campanha Sangue Fraterno.

O que impede

Existem alguns fatores definitivos que impedem a doação de sangue. São eles:
• Hepatite após os 11 anos de idade.;
• Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;
• Uso de drogas ilícitas injetáveis;
• Malária;
• Mal de Parkinson.

A campanha Sangue Fraterno mobiliza anualmente 10 mil colaboradores que ajudam neste trabalho em cinco estados distintos: Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Goiás e Distrito Federal.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo