A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot) do Rio de Janeiro promove neste domingo, 12, uma campanha para alertar a população sobre os riscos de traumas ortopédicos no carnaval.
Com o lema “Folia Sem Trauma. Não Faça Deste o Seu Último Carnaval”, a campanha, que está em sua segunda edição, é promovida devido ao aumento do número de acidentes nessa época do ano. O evento será realizado no calçadão central de Copacabana, no período das 9h às 14h.
O vice-presidente da Sbot, Vincenzo Giordano Neto, destacou que o principal objetivo é chamar a atenção das pessoas para o fato de que, mesmo durante épocas festivas, como o carnaval, Natal e réveillon, a atenção tem que ser a maior possível em relação ao trânsito. “A gente tende a ser um pouco mais dispersivo, para não dizer negligente, quando essas épocas mais festivas chegam”, disse.
Giordano disse ainda que os acidentes envolvendo automóveis contribuem para cerca de 15% do aumento na realização de cirurgias ortopédicas de urgência e emergência nos hospitais das redes públicas municipal e estadual nos feriados. “Porque o trauma, hoje, é endêmico no mundo”.
Ele explicou que na população economicamente ativa, que abrange desde o adolescente de 15 anos até o adulto abaixo de 40, o trauma de todas as lesões correlacionadas a isso constitui a principal causa de óbito e invalidez, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A campanha
Este ano, a campanha traz uma inovação, que é a montagem de um circuito interativo, onde as pessoas terão a oportunidade de acompanhar, por exemplo, as consequências da condução de veículos por motoristas alcoolizados. “A gente quer informar, mas de uma forma que leve a um moderado estado de choque de quem estiver participando da campanha”.
Em várias estações que serão montadas, os participantes poderão acompanhar desde o momento em que visualizam o acidente, passando pelo resgate do acidentado, sua admissão hospitalar, até o tratamento do paciente e possíveis sequelas.
O público receberá informações adicionais por meio de vídeos de campanhas mundiais que mostram, por exemplo, o impacto que o passageiro do banco de trás, sem cinto de segurança, pode ter em acidentes de colisão frontal.