Neste sábado, é dia de cuidar da saúde das crianças e adolescentes. O Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação quer colocar em dia a caderneta de quem tem até 15 anos e lembrar que vacina é proteção para todos.
Reportagem de Vanessa Anicio e Daniel Camargo
Manter a vacinação em dia é mais que uma obrigação para Letícia. É um compromisso assumido com o filho. Desde o nascimento, ela faz questão de conferir a caderneta e garantir que nenhuma dose fique para depois. “Duas vezes por ano, pelo menos, eu olho o cartão para saber se tá tudo OK. E sempre que eu vou à pediatra, a gente também leva e ela também orienta a gente, ‘dá essa, tá faltando essa, tá na hora de dar essa’, aí a gente coloca em dia. É algo inegociável pra gente e a gente também dá vacina, porque a gente considera que vacinando é uma questão não só do nosso filho, mas uma questão das outras crianças com as quais ele convive”, apontou a estudante de pedagogia, Leticia Silva.
Para ampliar a proteção, o Ministério da Saúde lançou em outubro a campanha nacional de multivacinação, que busca atualizar a caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Em Minas, a cobertura vacinal melhorou, mas ainda está abaixo do ideal.
“Os dados de 2025 mostram que nós já aplicamos mais doses que o ano passado. Já aplicamos mais de 14 milhões de doses frente a pouco mais de 10 bilhões no ano passado. Isso é sinal de recuperação da cobertura vacinal. Mas com certeza temos a oportunidade nesse mês de vacinar cada vez mais pessoas pra gente avançar cada vez mais e evitar doenças que são imunopreveníveis, que podem, devem ser evitadas com a vacinação”, apontou o subsecretário da Vigilância em Saúde SES(MG), Eduardo Prosdocimi.
Neste sábado, uma grande força tarefa será realizada para aumentar a cobertura vacinal. Em Minas Gerais, o dia D vai acontecer em todos os 853 municípios do estado, com postos abertos em horário estendido e vacimóveis em áreas estratégicas.
Durante a ação, todas as vacinas do Calendário Nacional de Imunização de 2025 estarão disponíveis. A orientação é para que pais e responsáveis levem a caderneta de vacinação para verificação e atualização das doses.
“Caderneta em dia indica saúde em dia, indica a não possibilidade de ter doenças que são imunopreveníveis. Por isso a nossa orientação é de checar sempre, tá 100% em dia para evitar que tenhamos meningite, que tenhamos febre amarela, que tenhamos BCG e outras, que podem ser doenças que são evitadas pela vacinação. A vacina ela é eficaz, ela é segura e ela evita doenças que podem levar inclusive a óbito”, ressaltou ele.
A campanha nacional de multivacinação segue até o dia 31 de outubro com um lembrete: vacinar é um compromisso com o cuidado e com a vida. “Quando a gente decide ter filhos, automaticamente a gente assume alguns compromissos com a criança. A saúde vem em primeiro lugar”, concluiu Letícia.




