Dimensão da tragédia

Barragem destruiu 269 hectares em Brumadinho, afirma Ibama

Área atingida, que compreende a mina do Córrego do Feijão, equivale a 377 campos de futebol

Da redação, com Ibama

Dados iniciais do Ibama apontam que destruição com rompimento da barragem equivale a 377 campos de futebol / Foto: Paula Dzaró – CN

Dados preliminares divulgados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) por meio de imagens de satélite mostram que o rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho (MG) causou a destruição de pelo menos 269,84 hectares ― área equivalente a 377 campos de futebol.

A análise foi feita pelo Centro Nacional de Monitoramento e Informações Ambientais (Cenima) do Ibama e aponta que os rejeitos de mineração devastaram 133,27 hectares de vegetação nativa de Mata Atlântica e 70,65 hectares de Áreas de Proteção Permanente (APP) ao longo de cursos d’água que foram afetados pelos rejeitos de mineração.

Acesse
.: Outras notícias da cobertura da tragédia em Brumadinho

A observação feita pelo Ibama compreende o trecho da barragem da mina do Córrego do Feijão até a confluência com o rio Paraopeba. Foram comparadas imagens de satélite obtidas dois dias após o rompimento com imagens de 3 e 7 dias antes da catástrofe.

As margens do Rio Paraopeba, porém, não foram estimadas por conta das nuvens nas imagens captadas pelo satélite. Os mapas produzidos serão encaminhados para os órgãos envolvidos na resposta ao desastre.

Nos próximos dias o Ibama concluirá laudo técnico com a avaliação preliminar sobre os impactos ambientais causados pelo rompimento da barragem em Brumadinho (MG).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo