Nota

Caritas Europeia denuncia tráfico humano e pede segurança para migrantes

Organização católica emitiu nota pelo Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas, que ocorre em 30 de julho

Da Redação, com Agência Ecclesia

Dia Mundial contra o Tráfico Humano será neste domingo, 30 / Foto: Arquivo – Wesley Almeida – CN

A Caritas na Europa divulgou uma nota por ocasião do Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas, que ocorre neste domingo, 30. A instituição pede acesso legal e seguro para os migrantes que chegam ao continente.

Segundo a organização católica, esta seria a chave para travar o tráfico humano, uma prática que ela considera uma chaga à qual a Europa precisa responder. “Cada criança e adulto apanhados na armadilha desta forma moderna de escravatura, enjaulados no medo, abuso e medo, é uma vítima a mais”, refere o comunicado da Cáritas, divulgado na página da instituição.

A nota sublinha, em particular, a situação das crianças que crescem como vítimas do tráfico e, assim, essa situação de prisão se torna “normal” para elas. “A Europa tem de pôr um ponto final a esta situação. A abertura de canais seguros e legais para a Europa pode desempenhar um papel-chave na erradicação desta atividade criminosa”, sustenta a Caritas.

O Papa Francisco constantemente se pronuncia sobre essa prática criminosa, considerando-a uma das maiores vergonhas da humanidade. Recentemente, ele enviou uma mensagem à 17ª Conferência da Aliança contra o Tráfico de Pessoas, realizada em abril em Viena, na Áustria.

Em parceria com os Pontifícios Conselhos dos Migrantes e da Justiça e com a União Internacional dos Superiores Gerais, o Papa chegou a convocar um Dia Internacional de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas. A data foi celebrada pela primeira vez em 8 de fevereiro de 2015 com o tema “Acende uma luz contra o tráfico”.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo