Ministro da Saúde fez apelo aos governos da América Latina para ajuda no combate ao Zika vírus
Da redação, com Reuters
O ministro da Saúde, Marcelo Castro, fez um apelo aos governos latino-americanos para fortalecerem a cooperação na luta contra o Zika vírus, e disse que especialistas norte-americanos chegarão à região na semana que vem para começar os trabalhos em busca de uma vacina.
Castro fez as declarações durante reunião com ministros das Américas para discutir o que a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou como emergência internacional de saúde pública.
O Zika vem sendo relacionado a casos de microcefalia em recém-nascidos no Brasil e está se disseminando rapidamente nas Américas. A OMS afirma que o vírus já foi transmitido em pelo menos 32 países, desde a América do Sul até o oeste do Pacífico.
O ministro brasileiro disse que a América Latina precisa “trocar informações, fazer alianças e discutir que ação coordenada podemos adotar para controlar esta epidemia”.
Castro também ofereceu treinamento para a realização laboratorial de testes para detecção do vírus Zika. “Temos o desafio de reforçar o sistema de vigilância na região. Para isso, o Brasil quer compartilhar a sua experiência e receber equipes interessadas neste conhecimento”, afirmou.
Atualmente não existe cura nem vacina para o Zika.