A Conferência Episcopal dos Bispos do Brasil (CNBB), escreveu um dossiê para a candidatura do Brasil como sede para o Dia Mundial da Juventude 2015.
O dossiê escrito pelos bispos propõe três grandes metrópoles brasileiras para a realização do evento. Trata-se de Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro.
O evento se realiza normalmente a cada três anos, portanto, seguindo as normas, deveria ser realizar em 2014, mas provavelmente nesse ano, o Brasil poderá ser o anfitrião da Copa do Mundo.
Os organizadores brasileiros do DMJ poderiam ter escolhido antecipar o evento para 2013, mas nessa época o Brasil poderá estar empenhado na preparação da Copa do Mundo. Então, para evitar o problema de uma grande concentração de pessoas, a data sugerida pelos bispos permanece sendo 2015.
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, através do secretariado da juventude, apoiou a candidatura do Brasil para o DMJ 2015. O próximo Dia Mundial da Juventude se realizará em 2008, em Sydney, capital da Austrália; e em 2011 será realizará em Madri, na Espanha.