O Brasil foi medalha de prata por três vezes, em Los Angeles 1984, Seul 1988 e Londres 2012
Da redação, com Reuters
O Brasil conseguiu finalmente acabar com a espera por uma medalha de ouro no futebol dos Jogos Olímpicos ao derrotar a Alemanha nos pênaltis por 5 x 4, neste sábado, 20, após empate de 1 x 1 no Maracanã, em um reencontro nervoso com seu algoz na Copa do Mundo de 2014.

Seleção brasileira de futebol masculino vence a Alemanha e leva primeiro ouro olímpico / Foto: Agência Brasil
Depois de um jogo equilibrado na decisão dos Jogos Rio 2016, a seleção conquistou o primeiro título olímpico graças a uma defesa do goleiro Weverton em cobrança de Nils Petersen, a última da Alemanha, e coube a Neymar bater a penalidade decisiva, fazendo o Maracanã explodir.
“É muito especial, agradeço muito a Deus, da forma que foi, nos pênaltis, da forma que foi, com muita luta, depois de um começo difícil”, disse o técnico Rogério Micale. “Tivemos jogadores extremamente dedicados, profissionais, com ótima qualidade técnica. Saio daqui com a sensação de dever cumprido.”
A partida que decidiu o torneio olímpico de futebol marcou um reencontro do Brasil com a Alemanha após a humilhante derrota por 7 x 1 no Mineirão, pela semifinal da Copa de 2014.
Mesmo não sendo os times principais das duas seleções, e os jogadores brasileiros evitando um clima de revanche, a torcida queria o troco, que veio nas penalidades, com a conquista do ouro olímpico inédito.
O Brasil foi medalha de prata por três vezes, em Los Angeles 1984, Seul 1988 e Londres 2012, além de ter conquistado o bronze em duas ocasiões: Atlanta 1996 e Pequim 2008.