Nesta Semana

Bispos se reúnem no Rio de Janeiro para curso

A tradição do Curso para bispos no Rio de Janeiro começou em julho de 1990, com a presença do então Cardeal Joseph Ratzinger

Da Redação, com Arquidiocese do Rio de Janeiro

Bispos se reúnem no Rio de Janeiro para curso

Os bispos refletirão sobre a vida consagrada e a missão episcopal / Foto: Arquivo – Arquidiocese do Rio de Janeiro (Curso para Bispos 2013)

Começa nesta segunda-feira, 3, a edição 2014 do Curso para Bispos, oferecido anualmente pela Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Entre os temas abordados neste ano, estão o empenho missionário da Igreja, a vida consagrada e a missão dos bispos. Os documentos que servirão de base para as reflexões são: “Ad gentes”, “Perfectae Caritatis” e “Christus Dominus”.

Para as palestras foram convidados o prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Fernando Filoni e  o prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Cardeal João Braz de Aviz.

O Cardeal Filoni falará sobre o  documento conciliar “Ad Gentes”, tratando do perfil missionário nos dias de hoje. A palestra reforçará a consciência missionária e o compromisso de enviar missionários para as regiões de missões e para os continentes que, no passado, enviaram evangelizadores para o Brasil.

Dom João Braz de Aviz apresentará o documento “Perfectae Caritatis”, acerca das questões ligadas à dimensão vocacional e das questões específicas e experiências recentes da vida religiosa.

Também participarão desta edição o Bispo de Garanhuns (PE), Dom Fernando José Guimarães, que abordará o desafios específicos da Vida Consagrada; e o Bispo emérito de Petrópolis (RJ), e hoje Arcebispo de Taranto, na Itália, Dom Filippo Santoro, que abordará “A missão do bispo à luz do Decreto Conciliar “Christus Dominus”.

A tradição do Curso para bispos, no Centro de Estudos e Formação do Sumaré, começou em julho de 1990, com a presença do então Cardeal Joseph Ratzinger e o tema “O ministério Petrino em nosso tempo”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo