Período 2019-2023

Bispos podem enviar sugestões para ação evangelizadora no país até abril

Prazo para envio de propostas para diretrizes da ação evangelizadora da Igreja no Brasil termina em abril

Da redação, com CNBB

Os bispos e arcebispos das igrejas particulares do Brasil têm até o dia 15 de abril para dar enviar suas proposições quanto às Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) 2019/2023.

A propostas serão avaliadas pela Comissão Especial sobre a atualização das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) nos dias 29 e 30 de abril e submetidas à plenária da 57ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que será realizada no início de maio.

Comissão Especial sobre a atualização das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) / Foto: Arquivo CNBB

A Comissão reuniu-se no mês passado, 19 e 20 de fevereiro, em Sumaré (RJ), para cumprir a segunda etapa de seu trabalho e incorporar as sugestões recebidas até então. E no dia 13 deste mês, enviou às igrejas locais outra versão para que mais uma vez todos possam dar sua contribuição.

Segundo o coordenador dos trabalhos da comissão, Dom José Belisário da Silva, o grupo recebeu significativas contribuições. A tendência da equipe, segundo o bispo, é acolher todas as emendas propostas, exceto as que apresentam caráter contraditório.

DGAE 2019/2023

As diretrizes 2019-2023 estão estruturadas a partir da imagem da comunidade cristã como “casa”. No centro, como eixo, está a Comunidade Eclesial Missionária, sustentada por “quatro pilares”: Palavra, Pão, Caridade e Missão. Em cada um deles, as antigas urgências de 2011-2015 são reagrupadas e permanecem mostrando sua atualidade.

A atuação da Igreja no mundo urbano, conforme já amadurecido pelos bispos do Brasil, é o foco do documento. “O texto reforça que vivemos uma cultura urbana, com predominância no país das grandes cidades”, acentua o arcebispo de São Luiz (MA).

As DGAE 2011-2015, no processo de recepção do Documento de Aparecida, organizaram-se a partir de cinco urgências: estado permanente de missão; iniciação à vida cristã; animação bíblica da vida e da pastoral; comunidade de comunidades; serviço à vida plena para todos. Enriquecidas pelo início do Magistério do Papa Francisco, as DGAE 2015-2019 mantiveram as mesmas urgências e continuaram inspirando o planejamento da Pastoral de Conjunto das nossas Igrejas particulares.

A atualização do texto das DGAE 2019/2023 teve início ainda na 56ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil de 2018 quando os bispos apontaram as primeiras sugestões ao texto. A atualização das diretrizes também foi tema de discussão em duas reuniões do Conselho Permanente da CNBB em 2018, em junho e novembro.

A comissão, especialmente montada para esta tarefa, se reuniu em agosto e dezembro de 2018 para avançar no texto cuja primeira versão foi enviada dia 10 de janeiro de 2019 às Igrejas particulares.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo