Visita ad limina

Bispos brasileiros iniciam neste sábado peregrinação ao Vaticano

Começando pela região centro-oeste, bispos do Brasil farão esse ano a tradicional visita ad limina: momento de trabalhos e comunhão com o Papa

Da redação, com Regional Centro Oeste

Neste ano de 2020, os 18 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) irão a Roma, para realizar a tradicional Visita “ad Limina Apostolorum”. O primeiro regional será o Centro-Oeste (Goiás e Distrito Federal), que inicia a visita ao Vaticano neste sábado, 8, e permanece até 18 de fevereiro. Eles serão recebidos em audiência pelo Papa Francisco no dia 11.

Bispos do Regional Centro-Oeste da CNBB iniciam a visita ao Vaticano neste sábado, 8 / Foto: Regional CO

A visita “Ad Limina” acontece a cada cinco anos. O nome significa nos limites ou estradas (limina) das Basílicas dos Apóstolos Pedro e Paulo, onde os bispos diocesanos visitam os sepulcros dos Apóstolos, conservados, segundo a tradição, na Cidade de Roma. Essa peregrinação a Roma é uma antiga tradição da Igreja e permite aos bispos estarem reunidos juntos à Sé de Pedro. A ocasião também é uma visita de trabalho, de reuniões e contatos junto aos organismos e departamentos da Santa Sé.

Segundo o presidente do Regional, Dom Waldemar Passini Dalbello, a visita está sendo preparada há alguns meses e revela a busca da comunhão entre os bispos e o Papa. “A missão dos bispos exige contínuo discernimento, e queremos ser auxiliados pelos organismos da Santa Sé que estão colaborando diretamente com o papa. Queremos ouvir o que Francisco tem a nos dizer, para sermos melhores e para qualificarmos a ação evangelizadora em nossas dioceses”, relatou o bispo.

O próximo grupo de bispos brasileiros a visitar o Vaticano será do Regional Sul 2, do Paraná. Eles realizarão sua visita de 17 a 27 de fevereiro. 

Sobre o Regional

Atualmente o Regional Centro-Oeste da CNBB abrange mais de 340 mil km², e conta com duas Províncias Eclesiásticas, Goiânia e Brasília, mais dez dioceses e o Ordinariado Militar do Brasil.

As atividades são desenvolvidas por cerca de 20 pastorais e movimentos que atuam em conjunto. Em 2015, o regional assumiu três compromissos comuns para serem vividos a partir de 2016 até 2018. No primeiro ano foi vivido o Ano Jubilar da Misericórdia, proclamado pelo papa Francisco.

Neste ano o compromisso são as vocações, com o Ano Vocacional Mariano por ocasião dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul, pelos três pescadores e, em 2018, será o Ano da Família, cujo objetivo será fortalecer a Pastoral Familiar, em todas as suas fases, nas dioceses do regional, à luz do Documento Pós-Sinodal sobre a família.

O atual presidente do Regional Centro-Oeste é o bispo diocesano de Uruaçu-GO, Dom Messias dos Reis Silveira (2014 a 2015 e 2016 a 2019); o vice-presidente é o bispo diocesano de Anápolis, Dom João Wilk; e o secretário é o bispo auxiliar de Goiânia, Dom Levi Bonatto. O missionário redentorista, Padre Eduardo Luiz de Rezende, é o secretário executivo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo