Repercussão

Bispo de Janaúba destaca oração e esperança em meio à tragédia

Dom Ricardo visitou famílias das vítimas e comentou o apoio dado em oração para superar a tragédia

Jéssica Marçal
Da Redação

Movimentação próximo à creche onde crianças morreram queimadas / Foto: Reprodução – Imagens de celular Leandro Gavioli

Vai ser difícil, mas virá a força para acreditar na vida. Essas são palavras de esperança do bispo de Janaúba (MG), Dom Ricardo Brusati, após a tragédia que aconteceu ontem na cidade. O vigia de uma creche ateou fogo ao local, causando a morte de seis crianças e de uma professora. O município de Janaúba decretou luto oficial de três dias em solidariedade às famílias. 

A tragédia aconteceu ontem de manhã e chocou a população da cidade que possui cerca de 70 mil habitantes. Leandro Gavioli mora no local há dez anos e conta que nunca viu uma tragédia assim. “Nunca aconteceu nada do tipo por isso que chocou tanto as pessoas. Chocou, comoveu e mobilizou todo mundo. Se tem uma coisa boa que se pode tirar de uma situação dessa é essa mobilização das pessoas que faz com que diminua de alguma forma a dor dessas pessoas”.

Logo que se espalhou a notícia da tragédia, as pessoas começaram a levar para o local água, remédios e fizeram tudo possível para facilitar o atendimento às vítimas, relata Dom Ricardo. Ele destacou ainda as iniciativas de oração que surgiram pelas vítimas e familiares.

“Presença viva dos padres, mas também dos pastores das outras igrejas da nossa cidade, porque as crianças que morreram também eram evangélicas, outras eram católicas, mas não houve nenhuma distinção, a atenção foi dada para todos e todas e os grupos de oração também que se multiplicaram para pedir a Deus a força e aos profissionais a capacidade de atender essas crianças”, afirma.

Dom Ricardo está no governo pastoral da diocese há dois anos e diz que nunca em sua vida havia visto uma tragédia assim com crianças. Segundo ele, os padres das diversas paróquias marcaram presença junto às famílias, participando dos velórios das crianças. Ele mesmo foi visitar cada uma delas e dar o apoio da oração e do conforto.

“É difícil pensar na bondade de Deus quando uma tragédia como essa toca uma cidade inteira, porém, aqui é um povo de muita fé, de muito agradecimento a Deus e confiam que aquela novidade que Jesus trouxe para nós na ressurreição vai também ser alcançada por essas crianças inocentes e nós rezamos para isso”.

Leia também
.: Papa na catequese: a esperança mantém a vida em pé e a faz crescer

O clima na cidade é de oração. Logo no início da manhã, às 7h, Dom Ricardo presidiu a Missa das exéquias das crianças na catedral da cidade. Ele também informou que deve ser realizada uma Missa de sétimo dia, concelebrada por todos os padres, na próxima quarta-feira, 11, às 19h, na Igreja de Santo Afonso, que é a mais central para as famílias participarem.

Policiais, bombeiros, médicos e paramédicos, enfermeiros se mobilizaram para ajudar as vítimas. Helicópteros e aviões foram alocados para levar algumas vítimas para Belo Horizonte ou Montes Claros, onde algumas crianças já foram internadas. Dom Ricardo destacou o agradecimento à Pastoral da Criança, que logo se disponibilizou para acolher nas casas dos coordenadores da Pastoral os parentes das vítimas que foram deslocadas para internação.

“De imediato vai ser difícil encontrar a serenidade que Jesus prometeu. Ele está vivo e nos acompanha. (…) Eu vi entrando nas casas a imagem de Nossa Senhora Aparecida que está visitando nossas comunidades e são pessoas fervorosas. Com certeza Maria vai dar força às mães, sobretudo, aflitas neste instante, como ela estava aos pés da Cruz, para poder superar este momento trágico e encontrar uma resposta de luz e de vida que é a confiança em Jesus ressuscitado que nos chama para a vida eterna”.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo