Vídeo

Bispo comenta importância e situação atual das famílias

Semana Nacional da Família é celebrada por toda a Igreja no país

Da redação

Termina neste sábado, 15, a Semana Nacional da Família, celebrada pela Igreja no Brasil desde o último dia 9. O evento é promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF).

Este ano, o evento integrou o calendário das paróquias brasileiras e teve como tema “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24,15). É um tempo de mobilização de grupos e comunidades que ocorre, desde 1992, com momentos de oração, formação e reflexão. O objetivo geral é voltar a atenção e as orações para as famílias, celeiro de novas vocações.

O bispo da Diocese de Cruz Alta, Dom Adelar Baruffi, comentou sobre a situação atual das famílias no Brasil e da importância do sacramento do matrimônio. “O que nós percebemos, hoje, na verdade, é que nós estamos numa crise em relação ao sacramento do matrimônio. Eu falo em crise não só em relação a um casal cristão católico. Eu falo em crise a nível geral.”

O bispo comenta que, a cada ano, o número de casamentos nas paróquias diminui, e que isso entristece o coração das famílias. Ele afirma que o casal cristão, formado na fé, deve escolher o sacramento do matrimônio.

“Ninguém é obrigado a viver a sua vida de fé, porém se auto-obriga. Eu me sinto tocado interiormente para viver o seguimento de Jesus Cristo.”

Dom Adelar falou ainda sobre a importância do papel da família e dos pais, que “conduzem o cristão, ainda criança, pela mão”. Confira a entrevista concedida a Tomás Guarese:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo