Coluna da semana

Bispo comenta alegrias e dificuldades do "ser idoso" hoje

Depois do Papa dedicar catequese aos idosos, Dom Antônio Augusto refelte sobre como é ser idoso no mundo atual

Dom Antônio Augusto Dias Duarte
Bispo auxiliar do Rio de Janeiro

dom antonioIdade… i?

Idade incógnita. Idade incerta. Idade inimaginável. Idade inigualável. Idade ignorada. Idade insegura. Idade inalcançável. Idade intransferível. Idade inapreciável. Idade incisiva.

Outras palavras que tem a letra “i” no seu início adjetivando o substantivo Idade, poderiam fazer parte desse primeiro parágrafo do artigo que foi intitulado como uma pergunta: Idade… i?

Todos esses “i”s mencionados ainda não respondem totalmente à pergunta feita no título, apenas caracterizam uma palavra-chave dessa pergunta feita.

O “i” é a primeira letra da palavra idoso. A nossa cultura identifica idoso como velho, como alguém que tem muita idade, com o término da vida, e por isso mesmo existe uma proibição do seu uso. É necessário esconder o idoso sob o “manto” do termo Terceira idade ou Melhor idade, ou ainda idade incomoda.

Leia também
.: Idosos são uma riqueza, não podem ser ignorados, diz Papa

Ser idoso é, infelizmente, uma pessoa que está sendo ignorada no mundo da economia, do trabalho, da competitividade com os jovens. A ignorância sobre o idoso vem da incerteza que se tem de chegar e, principalmente, como se vai chegar a essa idade.

Mas, ser idoso é ser uma pessoa inimaginável, inigualável, incógnita, porque no clima de insegurança que envolve esse período da vida, há uma luz inalcançável, uma experiência intransferível; há valores inapreciáveis; principalmente, é nessa idade que um autêntico idoso chegou onde ele é mais decidido, e sem rodeios, de modo pronto e direto nas suas escolhas; ele aproveita intensamente o tempo, que é breve, e, dentro da sua brevidade, a sua vida tem pleno sentido e muitas riquezas ainda para serem descobertas até o seu último minuto.

Como escrevia um poeta, José Bergamin: “viver é fazer o contrário do que a morte quer”, isto é, não ficar sozinho, tenha ou não um(a) companheiro(a); é sentir e desfrutar cada momento da vida; é amar e apaixonar-se; é colocar entusiasmo no que ainda pode realizar; em resumo, trata-se de colocar mais vida aos anos e não mais anos à vida!

Essa etapa da vida, classificada como idade… idosa, começa no exato momento em que sabem se prevenir contra a causa de muitas mortes, que é a solidão, verdadeira “epidemia silenciosa”, que se espalha pelo mundo atual.

As amizades cultivadas ao longo dos anos, as relações interpessoais mantidas no seio familiar, a comunicação com as outras épocas da vida, principalmente a infância e a juventude, dão às pessoas idosas muita vitalidade e vontade de viver.
Vale a pena a mencionar algumas das grandes personalidades da humanidade, que vivendo e convivendo com outras pessoas ao longo da vida e na idade…i-dosa, morreram depois de terem terminado suas obras-primas; Tiziano, aos 99 anos; Bernard Shaw, aos 94; Michelangelo, aos 89; Strauss, aos 85; Goethe, Victor Hugo, aos 83; Goya, aos 82; São João Paulo II entregou sua vida nas mãos de Deus aos 85 anos.

Certamente todos esses homens assinariam embaixo da frase de um companheiro de idade, o pintor Pablo Picasso, que respondendo aos que lhe perguntavam qual era o segredo da sua ativa vida social e artística, disse o seguinte:
“Para aprender a ser uma pessoa jovem é necessário viver muitos anos”.

É esse o segredo da vida humana! Não andar, obsessivamente, atrás das riquezas materiais, nem dos sucessos profissionais, tampouco correr loucamente para ser poderoso. Basta ser uma pessoa jovem, vivendo com pessoas portadoras de juventude interior, independentemente de suas faixas etárias.

Ser solidário, nunca solitário, garante à pessoa idosa a alegria de viver, a agilidade espiritual para ser cada dia o “homem novo” mencionado pelo Apóstolo Paulo na sua carta aos cristãos da primeira hora.

Ser solidário sendo um idoso disponível e bem humorado. Aqui cabe a menção a uma “brincadeira” encontrada na Rede Social e que tem como protagonista a secretária eletrônica de um casal de idosos:

– “Bom dia”, responde a voz gravada no aparelho, a uma chamada telefônica.
– “Neste momento não estamos em casa. Deixe sua mensagem depois de ouvir o sinal”:
– “Se é um dos nossos filhos, aperte 1”;
– “Se necessitas que fiquemos com os netos, aperte 2”;
– “Se queres que emprestemos o carro, aperte 3”;
– “Se queres que lavemos e passemos o terno, aperte 4”;
– “Se queres que busquemos as crianças no colégio, aperte 5”;
– “ Se queres que os meninos durmam em casa, aperte 6”;
– “Se queres almoçar em casa, aperte 7”;
– “ Se queres dinheiro, aperte 8”;
– “ Se é um dos nossos amigos, podes falar.”

Finalizando este artigo: a idade… dos “i”s próprios dos idosos deve ser cada vez mais positiva, sem temores e sobressaltos, porque um homem e uma mulher, que atinge essas décadas dos 70, 80, 90, não precisam só de geriatras, mas de amigos verdadeiros, que sejam companheiros alegres e ativos da viagem da vida

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo