Jornada de Bioética

"Bioética é brado pela dignidade humana", afirma doutor

"Bioética: passado, presente e perspectivas futuras" é o tema da Conferência de Abertura da 2ª Jornada de Bioética, promovida pela Associação de Médicos Católicos da Diocese de Lorena (SP) e o Grupo de Pesquisa em Ética do Centro Universitário Salesiano.

O doutor em Teologia Moral pela PUC-SP e provincial dos Camilianos no Brasil, padre Leocir Pessini, será o responsável por abordar o tema. O sacerdote também é pós-graduado e pós-doutor em Clinical Pastoral Education and Bioethics pelo St. Luke’s Medical Center, em Milwaukee (EUA); membro da comissão técnico-científica da Pastoral da Saúde da CNBB; membro da equipe de apoio da Pastoral da Saúde no Departamento de Justiça e solidariedade do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam); professor no curso de pós-graduação, mestrado e doutorado, do Centro Universitário São Camilo, em São Paulo.

Ao longo desta semana, o noticias.cancaonova.com publica uma série de entrevistas especiais com alguns dos especialistas que participarão da Jornada. O evento começa na sexta-feira, 16, e segue até domingo, 18, com o tema “Família, Santuário da Vida”.

Nesta entrevista exclusiva, Pessini explica o que é e quais são as principais questões envolvidas com a bioética, além de indicar o modo como a Igreja Católica participa do debate sobre essas questões e quais são os principais desafios que a Bioética apresenta à Teologia, hoje
.

Leia mais
.: Valor absoluto da pessoa surge com cristianismo, explica teólogo
.: Como enfrentar as ameaças à vida? Especialista dá dicas

noticias.cancaonova.com: O que é Bioética?

Leocir Pessini: Em termos simples, a bioética é um brado pela dignidade humana e por  mais qualidade de vida. Quem cunhou esse neologismo foi um pesquisador norte-americano na área de oncologia, Van Rensselaer Potter, em 1971, quando publicou o livro Bioética: ponte para o futuro (Bioethics: bridge to the future). Nessa obra, Potter define a bioética como a “ciência da sobrevivência humana”, uma nova ciência ética que combina humildade, responsabilidade e competência interdisciplinar, intercultural, e que potencializa o senso de humanidade.

Pesquisas recentes na área trazem-nos uma novidade em relação à origem do neologismo bioethics. Temos que recuar na história e encontrar em 1927, na Alemanha, Fritz Jahr, pastor protestante, filósofo e educador, que publicou um artigo no periódico científico Kosmos, intitulado Bioética: uma revisão do relacionamento ético dos humanos em relação aos animais e plantas. No entanto, como um movimento cultural de sensibilidade ética, de resgate dos valores humanos no contexto de uma cultura e civilização sempre mais marcada pela tecnociência, a bioética implanta-se nos EUA nos anos 70 do século passado. Nos anos 80, expande-se para a Europa e, nos anos 90, para a América Latina, Brasil e alguns países da Ásia e África.

noticias.cancaonova.com: Quais as principais questões que a Bioética discute?

Leocir Pessini: A partir da própria compreensão da palavra bioética – a ciência da vida –, trata-se de refletir sobre os valores humanos, ou seja, tudo que afeta a vida humana e do planeta. Há questões de bioética desde o primeiro instante da vida, como o genoma, a célula-tronco, a recriação da vida, a questões do desenvolvimento vital, como saúde e pesquisa em seres humanos. Também as questões ligadas ao final da vida, dentro de um contexto mais tecnológico, como o morrer com dignidade e paz. Reflete-se também sobre a eutanásia, a distanásia e o transplante. Assim, abrange o ser humano, a vida humana especificamente, e a vida cósmica, ecológica. .

noticias.cancaonova.com: De que modo a Igreja Católica participa dessas questões mais urgentes da Bioética?

Leocir Pessini: A Igreja sempre prestou muita atenção ao cuidado e preservação da vida humana, desde o instante inicial – a fecundação – até o instante da morte natural. A Pontifícia Academia para a Vida e a Pontifícia Academia das Ciências, no Vaticano, trabalham essas questões. Na última assembléia da CNBB, os bispos, ao falarem da Evangelização e Missão Profética, estudaram as questões éticas decorrentes da Bioética. É a missão da Igreja de formar o povo, à luz dos valores cristãos, para cuidar do dom precioso da vida. Os currículos dos cursos de Teologia e as reciclagens do clero abordam esse tema, para que se possa estabelecer o diálogo com o mundo científico.


noticias.cancaonova.com: Quais são os principais desafios que a Bioética apresenta à Teologia hoje?

Leocir Pessini: São inúmeros, mas destacaria especificamente duas áreas urgentes. A Teologia necessita da capacidade de diálogo com o mundo científico e não se fechar em si mesma. Nessa capacidade de diálogo com a tecnociência, a Teologia não pode abrir mão dos seus valores fundamentais. De outro lado, o pensar da Bioética não pode acontecer sem levar em conta os valores da fé do povo. Esse encontro tem que ser de diálogo e respeito. E esse diálogo é um grande desafio nessa área.


Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo