Neste fim de semana

Belo Horizonte acolhe primeiro grupo de migrantes venezuelanos

Migrantes serão acolhidos com Missa temática e evento arrecadará doações para suas novas residências

Da redação, com SJMR-BH

Nesta sexta-feira, 15, chegará a Belo Horizonte o primeiro grupo de migrantes venezuelanos interiorizados para o Estado de Minas Gerais. A iniciativa tem o apoio do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados de Belo Horizonte (SJMR-BH) e do ACNUR (Alto Comissariado da ONU para Refugiados), em parceria com outros membros da sociedade civil.

A acolhida dos migrantes será por meio de um encontro na Igreja de Boa Viagem, no domingo, 17, às 11h. O evento contará com uma Missa temática, barracas com produtos e alimentos típicos da Venezuela e fará a arrecadação de doações em dinheiro e de itens para as residências para onde serão encaminhados os migrantes.

Os venezuelanos ficarão divididos em três locais diferentes: uma residência jesuíta no bairro Campo Alegre, uma paróquia jesuíta na cidade de Montes Claros e uma casa de passagem localizada ao lado da Igreja de Boa Viagem, na Região Central da capital. Em parceria com o ACNUR, a Cáritas Regional Minas Gerais, a Arquidiocese de Belo Horizonte, a PUC Minas e com o apoio logístico do Exército Brasileiro, será viabilizado o transporte aéreo do estado de Roraima e traslado para as novas residências.

Doações de itens de higiene pessoal, móveis, alimentos não perecíveis, roupas de cama, banho, panelas, copos, pratos, talheres, entre outros, poderão ser entregues na acolhida de domingo, 17, ou no escritório do SJMR-BH (Av. Amazonas, n. 641 / 8º andar, Centro, Belo Horizonte (MG) – de segunda a sábado, das 08h às 17h).

Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados

O SJMR – Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados – é uma instituição da Companhia de Jesus, que busca servir, acompanhar e defender migrantes, solicitantes de refúgio e refugiados, promovendo e protegendo sua dignidade e direitos, acompanhando seu processo de inclusão e autonomia e incidindo na sociedade e no poder público, para que reconheçam a riqueza da diversidade humana.

A organização possui escritórios em Belo Horizonte, Boa Vista, Manaus e Porto Alegre, em parceria com a Cáritas Brasil, a Congregação das Filhas de Jesus, a Província Franciscana Santa Cruz, a Arquidiocese de Manaus, Fundação Avina/Porticus e Magis Américas, entre outros.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo