A beatificação da Irmã Lindalva Justo de Oliveira e o lançamento do Projeto Pastoral 2008-2010 da Arquidiocese de Salvador acontecem neste domingo, dia 02 de dezembro, a partir das 14:00, no Estádio Manoel Barradas (Barradão).
O Cardeal Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil Dom Geraldo Majella Agnelo será o celebrante da missa. A fórmula de beatificação será proclamada pelo Cardeal José Saraiva Martins, presidente do Pontifício Conselho para a Causa dos Santos, que virá de Roma representando o papa Bento XVI. Os portões do estádio estarão abertos a partir das 13 horas.
“A celebração será um momento muito especial para a Arquidiocese. Quisemos fazer deste dia uma grande ocasião para que os nossos fiéis renovem a sua fé e redobrem o ânimo para a vivência do Evangelho”, explica Pe. Manoel Filho, coordenador do evento.
Movimentos e paróquias de toda a Arquidiocese estão envolvidos na realização do evento. O Coral do Conselho Arquidiocesano de Movimentos Eclesiais, com duzentas vozes, anima a celebração; ministros da comunhão de todas as paróquias participam da missa, cerca de cento e cinqüenta jovens de sete regiões pastorais integram as coreografias da celebração.
De todo o mundo virão religiosas da Congregação Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, ordem a que pertencia Ir. Lindalva e a expectativa dos organizadores do evento é que a lotação máxima do estádio, 35 mil pessoas, seja atingida.
Quando os portões forem abertos o público poderá conferir a apresentação da banda Canção da Vida, que animará os presentes até a celebração. Às 15:00 horas, tem início a renovação do compromisso missionário. Com muita música e dança os fiéis da Arquidiocese serão levados a refletir sobre a importância da atuação do trabalho missionário na realidade diária das paróquias. Às 16 horas, a Santa Missa, em que será feita a beatificação e o lançamento do Projeto Pastoral 2008-2010, começa. (Veja em anexo o detalhamento da programação do evento).
.:Etapas de um processo de Canonização
.:Vida e Martírio de Irmã lindalva
.:Histórico da causa de canonização
A cada três anos, a Arquidiocese de Salvador lança diretrizes que vão guiar o trabalho dos padres, religiosos e leigos. O projeto que se inicia em 2008 traz um forte apelo ao trabalho de evangelização e de ir ao encontro do outro. Por isso nesta celebração haverá a Renovação do Compromisso Missionário.
Programação do Evento
13:00 – Início das atividades – Animação com a Banda Canção da Vida (Candeias
15:00 – Celebração do Compromisso Missionário – 1º Momento – Este é o nosso chão – 6 grupos com 50 jovens cada, representando as 6 Regiões Episcopais da Arquidiocese, entram com a música da Missa Crioula de Milton Nascimento e na sequência cada grupo apresenta uma dança simbolizando a sua região.
2º Momento – Nossa terra tem um Salvador – Os jovens, vestidos de branco, fazem a guarda de honra para entrada da Imagem do Senhor do Bonfim e o cantor católico, Miro Machado canta o Hino do Senhor do Bonfim.
3º Momento – Que nos convida à Santidade até ao martírio – Entram os estandartes com as imagens dos padroeiros das 115 paróquias da Arquidiocese.
4º Momento – E nos envia em Missão, na companhia da Virgem Mãe – Entrada da imagem de Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira dos baianos.
16:00 – Santa Missa com Beatificação da Irmã Lindalva, Renovação do Compromisso Missionário e Lançamento do Projeto Pastoral 2008 – 2010