Novidade em 2019

Basílica de Aparecida terá fachadas revestidas com passagens bíblicas

Mosaicos vão fazer das fachadas do maior templo mariano do mundo uma bíblia a céu aberto

Da Redação, com Santuário Nacional

Vista parcial do Santuário Nacional / Foto: Arquivo – Canção Nova

O Santuário Nacional e os Missionários Redentoristas preparam uma novidade para este ano de 2019: as fachadas externas da basílica serão revestidas com passagens bíblicas. A ideia é transformar as fachadas da Basílica da Padroeira do Brasil na maior bíblia a céu aberto do mundo, inserindo nas quatro naves do templo um pedaço da Sagrada Escritura.

O projeto foi estudado há cerca de dois anos pela administração do Santuário. A execução ficará a cargo do padre Marko Rupnik, artista sacro, teólogo e escritor. A técnica será a dos mosaicos, uma das marcas registradas do sacerdote, que tem trabalhos espalhados em diversas partes do mundo: nos Santuários de Lourdes, França, de Fátima, em Portugal, de São Pio de Pietrelcina, na Itália, e tantas outras igrejas do Oriente ao Ocidente. Destacam-se, dentre tantos trabalhos realizados, o revestimento artístico na Capela Redemptoris Mater do Palácio Apostólico, uma das capelas particulares do Papa, no Vaticano.

As obras devem começar oficialmente em julho deste ano, com o início do revestimento pela Nave Norte, onde será retratado o Êxodo, livro bíblico que narra a libertação do povo judeu do Egito, guiados por Moisés.

Com a conclusão da face norte, as outras três naves também receberão a aplicação dos mosaicos. Na parte Oeste, local em que o sol nasce, será retratado o livro dos Gênesis, com a criação do mundo. Na ala Sul, em contraste com a nave Norte, a Páscoa de Cristo será representada pela ressurreição de Jesus. Já na fachada Leste, onde o sol se põe, a arte vai representar o livro do Apocalipse, com a vinda definitiva de Jesus.

Evangelização

Baseado na obra, o Santuário iniciou um projeto de evangelização junto aos devotos de Nossa Senhora Aparecida. Intitulada Jornada Bíblica, a iniciativa fornecerá materiais para círculos bíblicos por meio dos diversos meios de comunicação ligados à Basílica. A ideia é aprofundar o conhecimento no livro sagrado dos cristãos por meio das passagens bíblicas que serão apresentadas nas fachadas do maior templo mariano do mundo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo