A Secretaria de Estado da Saúde reforçou o alerta nos bancos de leite, convocando mulheres em fase de amamentação para fazer a doação e evitar que a situação se agrave ainda mais.
Os estoques de leite humano caíram, em média, 40% no Estado de São Paulo neste início de ano. O motivo é o baixo volume de doações registrado ao longo do mês de dezembro, principalmente no período de festas. Em média, são coletados nos bancos paulistas cerca de 1,5 mil litros de leite por mês, o que é insuficiente para atender à demanda. O ideal seria quase o dobro dessa quantidade.
São Paulo é o Estado que tem o maior número de bancos de leite humano, com quase 50 centros especializados. As mulheres que estão no período de amamentação podem doar o leite em qualquer banco especializado no Estado.
Benefício
O leite humano, além de auxiliar no desenvolvimento infantil, beneficia também a mãe doadora, que perde peso mais rapidamente, reduz o risco de câncer de mama e ovários e de osteoporose.
Todo leite humano doado passa por um processo de pasteurização, é submetido a controles de qualidade e distribuído aos bebês prematuros e outras crianças que são clinicamente impossibilitados de receber leite do seio materno.
Para doar basta ir até um Banco de Leite Humano ou entrar em contato pelos telefones (11) 2692-4068 – (16) 3610-2649.
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com