Hoje é celebrado o dia Mundial de luta contra a AIDS. A data foi instituída pela Assembléia da Organização Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da ONU. No Brasil a data foi adotada desde 1988, pelo Ministério da Saúde.
Diversos eventos acontecem no dia de hoje, organizados pelos agentes da Pastoral da Aids.
O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva; o secretário-geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, entre outras autoridades e representantes de outras igrejas, participam nesta tarde, às 16h, de um ato ecumênico no Santuário do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
“Com esta celebração de cunho religioso, queremos proclamar e incentivar a solidariedade para com os portadores do vírus”, afirma dom Dimas.
Segundo o secretário executivo da Pastoral de DST/Aids, Frei José Bernardi, “a data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. É marcada também por atividades de luta pelo acesso universal do tratamento, por campanhas de conscientização e informação”.
Pastoral de DST/AIDS
A Pastoral da Aids atua por meio da capacitação de agentes, do controle social, prevenção, promoção humana e combate ao preconceito e discriminação.
O lema da Campanha lançada pela Pastoral para o dia de hoje: Tenha Atitude, previna-se do HIV e da AIDS, quer “ sensibilizar a população para a realidade da epidemia e de que seu controle depende de atitude”, afirma frei Luiz Carlos Lunardi, assessor nacional da Pastoral da Aids.
A campanha é desenvolvida por meio de folhetos informativos, cartazes, spots radiofônicos, disponíveis na Secretaria da Pastoral (secretaria@pastoralaids.org.br) ou no site www.pastoralaids.org.br.
Leia mais:
.: Papa pede mais esforços para conter a difusão do vírus HIV