Orientações para a Mídia

Redes sociais: “Busca da verdade sempre”, aconselha Dom Darci

Presidente da Comissão para a Comunicação da CNBB comenta documento de orientação para a Mídia de Inspiração Católica

Julia Beck
Da redação

Dom Darci Nicioli durante entrevista para a TV Canção Nova/ Foto: Adilson Sabará/ Canção Nova

O documento “Orientações para a Mídia de Inspiração Católica” está em discussão na 57a Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e é tema da coletiva de imprensa desta quinta-feira, 2, no Centro de Convenções Padre Vitor, em Aparecida (SP). O arcebispo de Diamantina (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, Dom Darci José Nicioli, comentou sobre o material: “Que não seja excludente e sim libertador!”.

Dom Darci alertou os profissionais das pequenas e grandes mídias quanto aos conteúdos disseminados: “Às vezes tropeçamos, nos comprometemos no nosso agir com as nossas mentiras, com as famosas ‘Fake News’”. Para o bispo, as orientações produzidas pela CNBB são interessantes e muito claras, promovendo discussões e reflexões, como por exemplo, o rótulo “católico” atribuído a muitos canais.

“Um canal que se diz católico, é católico por quê? Para ter autoridade? Sugiro perguntas para os canais que se dizem católicos refletirem: Anuncio o evangelho? Sigo a Doutrina Social? Respeito a liturgia? Tenho comunhão com o episcopado e com o Santo Padre? São elementos que nós precisávamos refletir (…) porque senão colocamos uma moldura de veículo católico quando não é”, alertou.

Acesse
.: Cobertura da 57ª Assembleia Geral da CNBB

As orientações não são para chamar atenção ou limitar, destacou Dom Darci, mas para que todos os canais reflitam e tenham um norte. “Se, porventura, ao fazer a autocrítica o profissional ou aquela mídia entender que precisa converter-se, conversão é uma prática de todos os dias então a intenção é essa”, comentou o bispo, que completou: “Solidariedade, partilha e misericórdia são valores que precisam estar no coração de todos os profissionais para exercerem bem a sua função, não em favor de um grupo de interesses, mas para que todos se beneficiem”.

Sobre os muitos veículos de comunicação autenticamente católicos, o bispo afirmou: “A riqueza está na diversidade. São espiritualidades próprias que a gente não pode de maneira nenhuma não dar atenção ou não partilhar. Há pouco tempo não tínhamos uma variedade tão grande na web, é importante nós anunciarmos o evangelho em todos os locais, usando uma linguagem própria para os meios de comunicação, a fim de atingirmos mais corações, é a nossa missão anunciar”.

Aos cristãos que possuem redes sociais, Dom Darci dá dicas para um bom uso: “Busca da verdade sempre. Use-as a serviço da verdade e segundo os valores do evangelho, essa é a nossa missão”. Na análise de conjuntura nacional realizada nesta quarta-feira, 1, o bispo frisou a fala de uma economista que pediu aos bispos que a questão técnica da economia fosse deixada de lado. “Nós precisamos é de valores e esses valores precisam estar muito claros”, pediu a economista, de acordo com Dom Darci. O bispo seguiu falando aos fiéis: “Nós [cristãos] somos especialistas nisso [valores] porque nós continuamos a obra de salvação de nosso Senhor Jesus Cristo, a partir dos valores de seu evangelho”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo