Última coletiva da 56ª Assembleia Geral da CNBB apresentou ainda mensagens ao Povo Brasileiro
Denise Claro
Enviada à Aparecida (SP)
Aconteceu, na tarde desta quinta-feira, 19, a última coletiva de imprensa da 56ª Assembleia Geral da CNBB.
Participaram da coletiva o presidente da CNBB, cardeal Sergio da Rocha, arcebispo de Brasília (DF), o vice presidente da entidade, dom Murilo Krieger, arcebispo primaz de Salvador (BA) e o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Ministério Ordenados, dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS).
Foram divulgadas, na coletiva, duas mensagens ao povo brasileiro, aprovadas durante a Assembleia: a primeira, sobre a função eclesial da CNBB e a segunda, sobre o processo eleitoral 2018.
Os bispos também apresentaram a conclusão do tema central: Formação de Novos Presbíteros.
Dom Sérgio da Rocha foi o primeiro a falar, agradecendo a participação, serviço e colaboração de todos os envolvidos, e ressaltou que a Assembleia, mais do que um momento de declarações e mensagens, é uma oportunidade de convivência entre o episcopado.
“Posso dizer que esta Assembleia foi uma das que nós mais sentimos essa unidade fraterna e proximidade afetuosa entre os bispos do Brasil. Tivemos também momentos de oração e reflexão, enfim, é uma Assembleia orante. Aqueles que querem contribuir com a Igreja no Brasil buscam a Luz de Deus para tomar as decisões mais acertadas. Nos reunimos para cada vez melhor orientar a missão evangelizadora da Igreja, para buscar diretrizes.”
O presidente da CNBB afirmou que foram concluídos os trabalhos acerta do tema central do encontro, e dos novos estatutos da CNBB. Ambos precisarão agora seguir para a Santa Sé, e após aprovados, poderão ser publicados.
Foram eleitos também, nesta Assembleia, os representantes para o Sínodo dos Jovens. Os nomes poderão ser divulgados após confirmados pelo Vaticano.
Acesse
.: Cobertura da 56ª Assembleia Geral da CNBB
Mensagens ao Povo
Dom Murilo explicou que já é uma tradição a elaboração de mensagens ao final das Assembleias e foi o escolhido para ler as mensagens neste penúltimo dia do evento. A primeira foi dedicada ao Povo Brasileiro, sobre a função eclesial da CNBB e a segunda, sobre o processo eleitoral 2018.
Leia na íntegra
.: 56ª Assembleia Geral da CNBB: bispos enviam mensagem ao povo de Deus
.: CNBB apresenta mensagem sobre as Eleições 2018
Formação dos Presbíteros
Dom Jaime Spengler falou sobre o documento sobre a formação dos presbíteros, e ressaltou que a preocupação não é somente com os novos, os seminaristas que chegam nas casas de formação, mas também com a formação permanente dos sacerdotes.
O novo documento foi baseado na necessidade de adaptar as diretrizes que já existiam a nível nacional desde 2010 à luz das orientações feitas pela Congregação do Clero e que levasse em consideração o magistério recente da Igreja, com o Papa Francisco.
“Os tempos mudam, as exigências se transformam, e se fazem necessárias respostas condizentes às inovações. Por isso a necessidade de rever as orientações.”
Dom Jaime lembrou que o Brasil é um país de enormes distâncias e grandes diferenças e que elaborar um documento que contemple a complexidade desta realidade não é fácil.
“Grandes centros urbanos, regiões litorâneas, mundo rural, indígenas, sertanejos, negros, pampas… são situações muito diversas. Agora surge a tarefa de cada uma das nossas dioceses elaborar um texto pedagógico para sua realidade local a partir das orientações do documento elaborado aqui entre nós.”