Curiosidade da Assembleia

Bispo mais novo do Brasil conta como é sua primeira assembleia

Dom Geovani Luís da Silva relata como está sendo sua primeira participação na Assembleia Geral dos Bispos do Brasil

Monique Coutinho
Enviada à Aparecida (SP)

Aos 45 anos de idade, Dom Geovani Luís é o bispo mais novo do país / Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

Dentre os 350 bispos que participam da 55ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP), estão os novatos, que participam do evento pela primeira vez. Este é o caso do bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), Dom Geovani Luís da Silva, nomeado pelo Papa Francisco em dezembro no ano passado e ordenado bispo em março deste ano.

Em entrevista à Canção Nova, Dom Geovani relata que participar da Assembleia é uma experiência enriquecedora e expressa seu desejo de estreitar os laços com a Igreja e crescer na comunhão.

Acesse
.: Cobertura completa da 55ª Assembleia Geral da CNBB

“Ser ordenado Bispo é algo que toca a nossa interioridade no sentido de nos unir mais intimamente a Jesus Cristo. Agora tornar-se Bispo e as praticas pastorais como Bispo se dão justamente nesse espaço de comunhão, participação e partilha. Para mim é uma experiência enriquecedora, quero escutar o que a Igreja tem a me dizer, para que eu possa evangelizar de acordo com as normativas estabelecidas pela CNBB no nosso Brasil”, destacou.

Além de comparecer pela primeira vez no evento, com 45 anos, Dom Geovani é considerado o caçula entre os bispos presentes na Assembleia. Apesar da pouca idade, o prelado espera conseguir se envolver nos assuntos estabelecidos e colaborar positivamente com tais decisões.

Para ele, o tema central “Iniciação à vida cristã” é um assunto que deve sempre estar em pauta, por sua importância para a Igreja.

“Esse tema é muito importante para mim porque eu lecionava no seminário e sempre tratei desse tema com meus alunos e agora é um tema proposto pela Assembleia da CNBB. É uma preocupação da Igreja com a iniciação daqueles que desejam abraçar a fé cristã. É importante ressaltar que a iniciação cristã tem início, meio e fim quando se trata do rito, do irmão que é batizado, crismado e que recebe a primeira Eucaristia, mas essa iniciação é um processo que perdura a vida inteira, no entrar devagar no mistério do Cristo e no entrar também na Igreja, testemunhando a fé”, conclui.

A 55ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil começou nesta quarta-feira, 26, em Aparecida (SP), com a presença de bispos provenientes de todos os cantos do país para debater temas relacionados à Igreja e que envolvem toda a população Brasileira.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo