Cartas do Episcopado

Bispos falam sobre as mensagens redigidas durante a 61ª AG

Quatro mensagens foram elaboradas pelo episcopado durante a AG: ao Povo Brasileiro, ao prefeito do Dicastério para os Bispos, ao Povo Católico e ao Papa Francisco

Thiago Coutinho
Enviado especial a Aparecida

Coletiva de imprensa da 61ª AG da CNBB desta quarta-feira, 17 / Foto: Daniel Xavier (CN)

Na coletiva de imprensa desta quarta-feira, 17, o episcopado brasileiro apresentou as quatro mensagens aprovadas durante a 61ª Assembleia Geral da CNBB. As cartas foram divididas da seguinte maneira: Mensagem ao Povo Brasileiro; Mensagem ao prefeito do Dicastério para os Bispos; Mensagem ao Povo Católico; e, por fim, Mensagem ao Papa Francisco.

As cartas ao Santo Padre e ao Prefeito do Dicastério são reservadas ao destinatário, portanto não são públicas. Confira o que cada bispo disse a respeito das missivas.

Cardeal Leonardo Steiner / Foto: Daniel Xavier (CN)

Mensagem ao Povo Brasileiro | Cardeal Leonardo Steiner

A Mensagem ao Povo Brasileiro foi apresentada em plenária, ponderada e a reapresentada na Assembleia. A carta, segundo o Cardeal Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus, deveria ser mais breve, mas acabou mais longa. “É um trabalho da Assembleia, e não da comissão”, disse o cardeal. “Acabou sendo um texto longo, mas havia a necessidade de abordarmos diversos temas”.

Ainda sobre o texto, Dom Steiner explica que a mensagem toca temas sensíveis à sociedade brasileira. “Abordamos a violência, a guerra e mesmo as eleições que serão realizadas em outubro. Incentivamos os brasileiros a cuidarem bem da democracia”, ponderou o prelado, que recordou as seis décadas desde o fim da ditadura militar no País.

“É uma carta de incentivo e apreço à população e não de autodefesa dos bispos do Brasil”, acrescentou.

.: Baixe a íntegra da Mensagem ao Povo Brasileiro

Cardeal Orlani Tempesta / Foto: Daniel Xavier (CN)

Mensagem ao prefeito do Dicastério para os Bispos | Cardeal Orani Tempesta

O Dicastério para os Bispos receberá uma carta simples, objetiva, porém reservada, afirmou o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta. “Colocamos os problemas que enfrentamos enquanto Igreja no Brasil, as questões que nossa Assembleia está propondo e pedidos de orações para seguirmos com nossa missão”.

Mensagem ao Povo Católico | Cardeal Odilo Scherer

Uma novidade nesta edição da Assembleia dos Bispos é a mensagem aos católicos. “Abordamos questões públicas diretamente dirigidas ao povo católico”, disse o arcebispo metropolitano de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer. “Dirigimos uma palavra às comunidades, falamos sobre a firmeza da fé, a esperança por meio de tantos sinais e a importância dada à Palavra de Deus”.

Cardeal Odilo Scherer / Foto: Daniel Xavier (CN)

A ideia do Sínodo e da sinodalidade também foi tema abordado pela mensagem, de acordo com o arcebispo. “Saber divergir sem brigar, pois nossa fé não deve dividir, mas sim criar uma comunidade, inclusive com aqueles que não creem”, advertiu o cardeal.

O povo é também convidado a não desanimar diante das dificuldades do mundo. E, mais importante, participar dos eventos programados pela Igreja. “Pedimos uma preparação para o Ano Santo e para o Jubileu de 2025. É uma novidade e estou curioso para saber da repercussão que tomará [esta carta]”, afirmou.

.: Baixe a mensagem aos católicos do Brasil 

Mensagem ao Papa Francisco | Cardeal Paulo Costa

Cardeal Paulo Costa / Foto: Daniel Xavier (CN)

A carta ao Santo Padre é uma tradição, afirmou arcebispo de Brasília, Cardeal Paulo Cezar Costa. “É uma manifestação de nossa comunhão com ele e um agradecimento pela riqueza de seu Pontificado”, pontuou. A mensagem ao Papa Francisco é direcionada particularmente ao Pontífice e não será tornada pública.

Temas gerais apresentados na Assembleia — bem como outros mais abrangentes como a paz e justiça — foram abordados na carta enviada ao Sucessor de Pedro. “Falamos sobre a riqueza de seu pontificado, seja na vida da Igreja ou da humanidade. Uma narrativa do que aconteceu na Assembleia e do que ele propõe ao mundo hoje”, ressaltou o arcebispo de Brasília.

A 61ª AG da CNBB termina nesta sexta-feira, 19 de abril. O Santuário Nacional de Aparecida e o Centro de Eventos Padre Vitor Coelho acolheram 318 bispos entre titulares e auxiliares, além dos 168 eméritos desde o dia 10 de abril.

Fotos da cobertura da Canção Nova na 61ª Assembleia Geral da CNBB

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo