Oitavo dia

Assembleia dos Bispos: Veja temáticas que serão abordadas nesta quarta

Assembleia Geral desta quarta-feira será dedicada a informes das Comissões, organismos do Povo de Deus e à reflexão sobre temas como os ministérios laicais

Da redação, com Assessoria CNBB

Nesta quarta-feira, 17, oitavo dia da 61ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil (AG CNBB) será dedicada a informes sobre a Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), a Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama), ao Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

Logo cedo, às 7h, os bispos participaram da Missa no Santuário Nacional de Aparecida (SP), que foi dedicada aos bispos eméritos. Atualmente, a Igreja no Brasil conta com 168 eméritos. A celebração foi presidida pelo arcebispo emérito de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido, e concelebrada pelo arcebispo emérito de Cascavel (PR), Dom Adelar Baruffi, e o arcebispo emérito de Natal (RN), Dom Jaime Vieira Rocha.

Na primeira sessão da manhã, o bispo da diocese de Brejo (MA) e presidente da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora (Cepast) da CNBB, Dom José Valdeci Santos Mendes, e o arcebispo de Londrina (PR), Dom Geremias Steinmetz, apresentarão uma proposta formativa sobre a Doutrina Social da Igreja.

Na segunda sessão da manhã, serão tratados o Estatuto e o Regimento Interno da CNBB e os informes das Comissões para a Causa dos Santos, Comunicação, Educação e Cultura, Bíblico-Catequética e Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada.

A 21a sessão será dedicada aos informes dos Organismos dos Povo de Deus – Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) e Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil (CNISBI) – e das Comissões Episcopais para o Laicato e o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso. A sessão vai aprofundar ainda o tema dos ministérios laicais.
Às 17h, durante a 22a sessão, os bispos se encontrarão nos 19 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Nesta quarta-feira, não haverá sessões reservadas.

Coletiva de Imprensa

Na coletiva de imprensa, às 10h, serão apresentadas por cardeais brasileiros as quatro mensagens que foram aprovadas pelos bispos na 61ª Assembleia Geral.

O cardeal Sergio da Rocha, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, apresentará a Mensagem ao Povo Brasileiro; o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani Tempesta, apresentará a mensagem ao prefeito do Dicastério para os Bispos; o cardeal Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, irá apresentar a Mensagem ao Povo Católico; e o cardeal Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, a Mensagem ao Papa Francisco.

Fotos da cobertura da Canção Nova na 61ª Assembleia Geral da CNBB

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo