Expectativa é que sejam escolhidos os primeiro e segundo vice-presidentes para o quadriênio 2023-2027
Da Redação, com CNBB
O episcopado brasileiro continua nesta terça-feira, 25, a eleição para cargos da presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no quadriênio 2023-2027. A votação começou nesta segunda-feira, 24, e Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS), foi eleito presidente da conferência.
A expectativa é que hoje pela manhã sejam escolhidos os bispos para os cargos de primeiro e segundo vice-presidentes. Além deles, ainda serão eleitos nesta semana o secretário-geral, os 12 presidentes das Comissões Episcopais Permanentes, os dois representantes brasileiros (um titular e um suplente) no Conselho Episcopal Latino Americano e Caribenho (CELAM) e os dois bispos que participarão do Sínodo sobre a Sinodalidade em Roma, em outubro deste ano.
Leia também
.: Confira como vai ser a eleição da nova presidência da CNBB
.: Bispos discutem atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora
As votações seguem o mesmo padrão da realizada ontem. Com eleição para cada uma das funções por vez, votos secretos e a realização de até três escrutínios para cada cargo, serão considerados eleitos os bispos que acumularem dois terços dos votos no primeiro ou no segundo escrutínio.
Outras pautas do dia
Também nesta manhã, a sessão da 60ª Assembleia Geral da CNBB contará com um informe sobre o Acordo Brasil/Santa Sé, ordenamento jurídico estabelecido em 13 de novembro de 2008, entre o governo brasileiro e representantes do Papa. Também serão apresentados, aos bispos, informes da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB e da Comissão Pastoral da Terra (CPT).
À tarde, na coletiva de imprensa que começa às 15h, estarão presentes: Dom José Valmor Cesar Teixeira, bispo de São José dos Campos (SP) e presidente da Comissão para a Comunhão e Partilha da CNBB, que falará sobre o projeto Comunhão e Partilha; Dom Odelir José Magri, bispo de Chapecó (SC) e presidente da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, que abordará o Congresso Missionário Nacional 2023; e Dom José Altevir da Silva, bispo da prelazia de Tefé (AM) e membro da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, para tratar sobre a importância do Programa Missionário Nacional para a ação missionária da Igreja.
Encerrando o dia, às 18h30, os bispos participam da celebração eucarística com vésperas. A Santa Missa será dedicada às Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) e os caminhos pastorais, e será presidida por Dom Leomar Antônio Brustolin, arcebispo de Santa Maria (RS).