Atualmente, Dom Ricardo Hoepers preside a Comissão Episcopal para Vida e Família
Da Redação, com CNBB
O bispo de Rio Grande (RS) e atual presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Ricardo Hoepers, foi eleito novo secretário-geral da entidade. A escolha foi realizada na manhã desta terça-feira, 25, no sétimo dia da 60ª Assembleia Geral da entidade. Dom Ricardo desempenhará a função nos próximos quatro anos.
Atendendo à recomendação estatutária, o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, perguntou se o bispo aceita a função confiada pela Assembleia. Dom Ricardo respondeu: “Aceito, com muita honra. Muito obrigado!”.
Trajetória
Dom Ricardo Hoepers tem especialização e mestrado em Bioética, mestrado em Educação e doutorado em Teologia Moral.
Em 2016, foi nomeado bispo de Rio Grande (RS). Em 2018, representou a CNBB numa audiência pública que debateu a descriminalização do aborto no Supremo Tribunal Federal (STF). Em 2019, na 57ª Assembleia Geral da CNBB, foi eleito em primeiro escrutínio para a presidência da Comissão para a Vida e a Família. No Regional Sul 3 da CNBB, articulou o Observatório Regional de Bioética.
À frente da Comissão para a Vida e Família, teve o mandato marcado pela oferta de diversos itinerários para as famílias, por meio da Comissão Nacional da Pastoral Familiar. Outro destaque é a reafirmação dos posicionamentos da Igreja na defesa da vida desde a concepção até o fim natural.
Dom Ricardo também faz parte da Equipe de Animação Nacional do Sínodo 2021-2024. Presidiu, neste quadriênio, a Comissão Especial de Bioética, articulando especialistas em iniciativas de formação e de embasamento para posições da Conferência na defesa, promoção e cuidado com a vida humana.