3º dia de Assembleia

Bispos discutem atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora serão atualizadas após a conclusão do Sínodo, outro tema que será pauta nos trabalhos de hoje

Da Redação, com CNBB

Reunião do episcopado brasileiro acontece no Centro de Eventos Pe.Vítor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional / Foto: Daniel Xavier

A Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) entra em seu terceiro dia nesta sexta-feira, 21. Na pauta do dia, a metodologia de escuta a ser desenvolvida para a atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) à luz do processo do Sínodo dos Bispos (2021-2024).

Na 59ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em agosto de 2022, os bispos decidiram não aprovar novas diretrizes na 60ª AG CNBB, mas atualizá-las após concluído o processo do Sínodo. Até lá, as atuais diretrizes continuam válidas orientando a caminhada eclesial da Igreja no Brasil.

Acesse
.: Notícias sobre a 60ª Assembleia Geral da CNBB

Outro ponto da pauta dos trabalhos, no período da manhã, são as etapas nacional e latino-americana do Sínodo (2021-2024). Ainda serão objetos de reflexão dos bispos um balanço da realização do 18º Congresso Eucarístico Nacional, em Recife (PE), de 12 a 15 de novembro do ano passado, e o Jubileu da Redenção 2033.

Entrevista à imprensa

À tarde, para a coletiva de imprensa, estarão presentes o arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, que falará sobre o acordo diplomático “Brasil-Santa Sé”. Também participará o bispo de Rio Grande, Dom Ricardo Hoepers, para apresentar as atualizações do Sínodo sobre a Sinodalidade.

Celebração eucarística

Os bispos rezarão o terço no Altar Central do Santuário Nacional, às 18h, e às 18h30 participam da celebração eucarística. Hoje, a missa com vésperas será dedicada aos bispos eméritos. Quem presidirá a celebração será Dom Francisco Biasin, bispo emérito de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ) e presidente da Comissão Especial para os Bispos Eméritos da CNBB.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo