Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora serão atualizadas após a conclusão do Sínodo, outro tema que será pauta nos trabalhos de hoje
Da Redação, com CNBB
A Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) entra em seu terceiro dia nesta sexta-feira, 21. Na pauta do dia, a metodologia de escuta a ser desenvolvida para a atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) à luz do processo do Sínodo dos Bispos (2021-2024).
Na 59ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em agosto de 2022, os bispos decidiram não aprovar novas diretrizes na 60ª AG CNBB, mas atualizá-las após concluído o processo do Sínodo. Até lá, as atuais diretrizes continuam válidas orientando a caminhada eclesial da Igreja no Brasil.
Acesse
.: Notícias sobre a 60ª Assembleia Geral da CNBB
Outro ponto da pauta dos trabalhos, no período da manhã, são as etapas nacional e latino-americana do Sínodo (2021-2024). Ainda serão objetos de reflexão dos bispos um balanço da realização do 18º Congresso Eucarístico Nacional, em Recife (PE), de 12 a 15 de novembro do ano passado, e o Jubileu da Redenção 2033.
Entrevista à imprensa
À tarde, para a coletiva de imprensa, estarão presentes o arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, que falará sobre o acordo diplomático “Brasil-Santa Sé”. Também participará o bispo de Rio Grande, Dom Ricardo Hoepers, para apresentar as atualizações do Sínodo sobre a Sinodalidade.
Celebração eucarística
Os bispos rezarão o terço no Altar Central do Santuário Nacional, às 18h, e às 18h30 participam da celebração eucarística. Hoje, a missa com vésperas será dedicada aos bispos eméritos. Quem presidirá a celebração será Dom Francisco Biasin, bispo emérito de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ) e presidente da Comissão Especial para os Bispos Eméritos da CNBB.