2º DIA DE ASSEMBLEIA

Bispos apreciarão novo regimento interno da CNBB

Documento será discutido nesta manhã; pela tarde, bispos abordarão temas ligados à liturgia e à doutrina da fé

Da Redação, com CNBB

Segundo dia da Assembleia Geral terá apreciação do novo regimento interno da CNBB / Foto: Daniel Xavier

Durante a quarta sessão da 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que acontece hoje, 20, o episcopado brasileiro apreciará o regimento interno da entidade e suas atualizações. Esse processo é conduzido por uma comissão específica.

Em 8 de dezembro do ano passado, foi aprovado o Novo Estatuto da CNBB. Naquela data, foi determinado que o regimento seja “revisto, adequando-se às novas normas estatutárias, no prazo de um ano a partir de sua entrada em vigor”.

Leia também
.: 59ª Assembleia Geral da CNBB: aprovados os documentos votados

Assim, os bispos apontarão acréscimos para a versão final do documento. Uma vez aprovado nesta Assembleia, a presidência da CNBB o promulgará, sem a necessidade de enviar o regimento para a validação da Santa Sé.

Ainda pela manhã, as Comissões de Liturgia – que promovem, fortalecem e acompanham a vida litúrgica da Igreja no Brasil e o seu processo de renovação e inculturação –, e de Doutrina da Fé – que assiste a CNBB e os seus Membros no exercício do Magistério doutrinal, zelando pela fidelidade da Doutrina da Igreja e pela integridade de sua transmissão – terão momentos para apresentar suas atividades e suas contribuições para a Igreja no Brasil.

À tarde

No período da tarde, às 15h, estará presente na coletiva de imprensa Dom Leomar Antônio Brustolin, arcebispo de Santa Maria (RS), que falará sobre o processo de atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).

Também falarão Dom Edmar Peron, bispo de Paranaguá (PR), presidente da Comissão de Liturgia, que apresentará a tradução brasileira da terceira edição típica do Missal Romano aprovada pela Santa Sé, e Dom Pedro Cipollini, bispo de Santo André (SP), presidente da Comissão de Doutrina da Fé, que fará um balanço das atividades realizadas pela Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB.

Às 18h, os bispos rezarão o terço no Altar Central do Santuário Nacional. Depois, às 18h30, participarão da celebração eucarística. A Santa Missa será presidida por Dom Reginei José Modolo, bispo auxiliar de Curitiba (PR), e dedicada aos bispos de recente nomeação.

Leia mais
.: Papa nomeia bispos para Itaguaí (RJ) e Divinópolis (MG)

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo