Presidente da Comissão da CNBB para a Juventude comenta a atenção dada aos jovens e a contribuição que eles têm a oferecer à Igreja
Jéssica Marçal, com colaboração de Camila Guimarães, da Rádio Canção Nova
Enviada a Aparecida (SP)
Os jovens estão no centro da atenção da Igreja católica tendo em vista o próximo Sínodo dos Bispos que será dedicado ao tema: os jovens, a fé e o discernimento vocacional. Por ocasião do Dia do Jovem nesta sexta-feira, 13, a equipe do Jornalismo Canção Nova entrevistou Dom Vilsom Basso, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude.
Ouça abaixo a entrevista com Dom Vilsom, com uma palavra especial aos jovens:
Dom Vilsom participa da 56ª Assembleia Geral da CNBB, em curso de 11 a 20 de abril em Aparecida (SP) e ressalta o chamado do Papa Francisco para que a Igreja ouça a juventude, em especial nesse caminho de preparação sinodal. “O Papa Francisco quer que a gente escute os gritos, os anseios, os sonhos da juventude”.
Em março passado, foi realizada no Vaticano uma reunião pré-sinodal que contou com a participação de mais de 300 jovens provenientes dos cinco continentes. Na ocasião, o próprio Pontífice disse aos jovens que eles não devem ter medo de falar. ““Falem com coragem, digam o que vocês gostariam de dizer. Se alguém se sentir ofendido, peçam perdão e continuem…”.
Para o Sínodo de outubro, haverá representantes da CNBB, serão quatro bispos e dois suplentes que serão eleitos nesta 56ª Assembleia Geral em andamento. A presença garantida é a de Dom Sérgio da Rocha, nomeado pelo Papa como relator-geral deste Sínodo de 2018.
Confira também
.: Dom Sérgio da Rocha fala sobre nomeação como Relator Geral do Sínodo dos Jovens
“Com certeza os escolhidos estarão lá levando a ideia, os anseio do episcopado brasileiro. Todos queremos aprender e aproveitar esse tempo de graça para toda a nossa Igreja”.