Missa na 56ª AGCNBB

Páscoa deve reafirmar em cada um o sentido da missão, diz bispo

Arcebispo de Olinda e Recife presidiu a Missa de hoje na 56ª Assembleia Geral da CNBB

Jéssica Marçal
Da Redação

Bispos participam da Missa diariamente antes de iniciar os trabalhos na Assembleia Geral da CNBB / Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

O arcebispo de Olinda e Recife (PE), Dom Antônio Fernando Saburido, presidiu a Missa desta quarta-feira, 18, na 56ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em Aparecida (SP). A reflexão central de Dom Saburido girou em torno da Páscoa de Jesus, com ênfase para o “repartir o pão para todos”.

Acesse
.: Cobertura da 56ª Assembleia Geral da CNBB

Durante esta semana, os fiéis têm refletido o capítulo seis do Evangelho de João, que relata a proximidade da Páscoa, festa dos judeus. Em vez de ir para Jerusalém, Jesus foi celebrar a Páscoa em uma região deserta e essa páscoa nova de Jesus, explicou Dom Fernando, consistiu em reunir uma grande multidão e ali repartir o pão para todos.

“A celebração da Páscoa deve reafirmar em nós todos os dias o sentido da missão: ser fonte de vida para todos e vida em plenitude. Nós bispos precisamos ser testemunhas da ressurreição nos dias de hoje”.

Dom Fernando Saburido / Foto: Reprodução TV Canção Nova

Dom Fernando explicou que esse contexto pascal recorda a história da fundação da Igreja e que a Primeira Leitura de hoje relata como havia perseguição à Igreja de Jerusalém, levando à dispersão dos apóstolos. “Toda testemunha corre o risco de sofrer perseguições. Graças a Deus temos no Brasil muitos irmãos e irmãs que vivem sua consagração à causa da justiça e da vida do nosso povo mais pobre, como fazem também tantos leigos e leigas a quem rendemos nossa homenagem, especialmente nesse Ano do Laicato, afinal o sacramento comum que recebemos é o Batismo”.

Atentando para o Evangelho de hoje, Dom Fernando destacou a fala de Jesus aos discípulos: “Eu sou o Pão da vida”. O arcebispo explicou o sentido de ser pão em todas as mesas, como será refletido no 18º Congresso Eucarístico Nacional que será realizado em Recife (PE) em 2020.

“O desafio é como fazer com que esse tema do nosso congresso não fique apenas na formulação, mas se traduza realmente em solidariedade e ajude nossas igrejas a retomar a Eucaristia como fonte e estímulo à verdadeira partilha do pão”.

Concluindo a homilia, o arcebispo destacou o pedido de Deus também aos fiéis de hoje para que ninguém se perca, ninguém seja excluído, assim como tem insistido o Papa Franisco. “Que nesse tempo pascal nossa Eucaristia que realizamos agora com o pão e o vinho, como Jesus mandou, nos ajude a retomar a mística da comunidade do quarto evangelho, que revelou a dimensão eucarística do lava pés, da multiplicação dos pães no deserto e nos pede hoje que façamos dessa comunhão um sacramento verdadeiro e eficaz de partilha, como canta a canção cantada por nossas comunidades. A mesa da Eucaristia nos quer ensinar que a ordem de Deus nosso Pai é o pão partilhar. Pão em todas as mesas, da Páscoa, a nova certeza: a festa haverá e o povo a cantar aleluia”.

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo