Balanço do primeiro dia

Coletiva de imprensa: bispos falam do início dos trabalhos

Com a presença de três bispos, que participam da 51ª Assembleia Geral da CNBB, realizou-se a primeira coletiva de imprensa do evento, na tarde desta quarta-feira, 10. A entrevista aos jornalistas foi aberta pelo arcebispo de Campo Grande e porta-voz da Assembleia, Dom Dimas Lara Barbosa. Ele reforçou algumas informações gerais, especialmente sobre a renovação da paróquia, uma paróquia como comunidade de comunidades, conforme propõe o tema central da reunião dos bispos.

Acesse
.: Fotos no Flickr

Nesse primeiro momento com a imprensa, estiveram presentes o Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer; o bispo auxiliar de Belo Horizonte, Dom Joaquim Mol; e o bispo de Caçador (SC), Dom Severino Clasen. Dom Dimas informou que, no período desta tarde, os prelados fazem uma análise da conjuntura social, política e econômica e uma análise eclesial. Em especial, eles vão procurar aprofundar um pouco mais a questão do mapa das religiões que vem sendo divulgado.

Falando sobre o tema central da Assembleia, Dom Odilo Scherer destacou a necessidade de renovar a paróquia, sobretudo na sua funcionalidade, para que ela seja expressão da Igreja como um todo, ali, naquele lugar particular que é a paróquia. Ele também falou do clima de “novidade no ar” que ainda se faz presente tendo em vista que a Assembleia se realiza em pouco tempo após o Conclave e a eleição do novo Papa Francisco.

Dom Joaquim destacou que esse tema escolhido para debate – A paróquia como comunidade de comunidades – pode parecer pouco atraente à primeira vista, mas destacou a importância das paróquias e, portanto, a importância de falar-se sobre elas. “Antes de sermos paróquia, um espaço que reúne pessoas, a Igreja é comunidade de discípulos de Jesus. É a comunidade que tem a força de renovação dela”. Já Dom Clasen destacou que a convivência na paróquia tornou-se fria e que falta o calor do coração, da proximidade, o que faz toda a diferença.

Evento em BH – Semana Missionária

Um dos assuntos abordados na coletiva foi o Congresso Mundial de Universidades Católicas, que será realizado durante a Semana Missionária, a qual antecede a JMJ. Dom Joaquim informou que está sendo feito um convite ao Papa Francisco para que ele faça uma participação no final do Congresso, mas o assunto ainda está em discussão. O convite ainda não chegou ao Papa, mas Dom Joaquim acredita que, se ele puder vir, a palavra dele será muito importante, um guia para as universidades católicas no mundo.

 

                

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo